A disciplina da fé auxilia jovens em processo de socioeducação

O trabalho da Universal nas unidades socioeducativas tem proporcionado isso. Entenda

Imagem de capa - A disciplina da fé auxilia jovens em processo de socioeducação

Como resposta ao adolescente que pratica ato infracional, ou seja, crime ou contravenção penal, o Estado estabelece medidas socioeducativas.

Conforme boletim recente do Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação CASA) estão internados em suas quase 150 unidades no estado de São Paulo para cumprir tais medidas, mais de 4.500 menores infratores, a maioria entre 15 e 17 anos, meninos. Grande parte está detida por tráfico de drogas e roubo.

Fé e disciplina

E neste processo de socioeducação, a ação das igrejas dentro das unidades socioeducativos tem feito a diferença na vida desses adolescentes.

A exemplo disso está a Universal Socioeducativo (USE) cujo o objetivo é ensinar a fé transformadora aos jovens que cumprem medidas socioeducativas. E tem sido notório que aqueles que participam das atividades apresentam uma mudança significativa no comportamento.

Isso se dá pelo fato da Palavra de Deus levada aos jovens os conduz a aceitar a disciplina com mais facilidade, e, além disso, acabam influenciando aos demais.

O Bispo Júlio Freitas, responsável pelos Obreiros no Brasil, enfatiza que neste processo disciplinar, o jovem não deve culpar as circunstâncias, a família, a sociedade. Como exemplo, o Bispo citou José, que tinha todas as razões para reclamar, pois, de fato, tinha sofrido uma injustiça ao ser preso. Mesmo assim não culpou a ninguém por entender que tudo aquilo seria usado por Deus em um propósito maior.

Acompanhe a mensagem no vídeo abaixo:

Universal Socioeducativo

Desde 2017  tem sido intensificada a atuação da Universal dentro das unidades para adolescentes em conflito com a lei. Porém, há 25 anos, o programa foi desenvolvido no Rio de Janeiro e em São Paulo sendo expandido para todos os Estados brasileiros, Distrito Federal e para outros países ao longo dos anos.

Atualmente, as atividades desenvolvidas com os menores infratores são realizadas por quase 4 mil voluntários em 408 unidades socioeducativas das 476 existentes em todo o Brasil. Além disso, as ações são estendidas fora das unidades com reuniões realizadas periodicamente com ex-internos e seus familiares.

Conheça mais as ações do grupo acessando suas páginas nas redes sociais:

Facebook.com/universalsocioeducativobrasil

Instagram.com/universalsocioeducativobrasil/

 

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: Reprodução