A cumplicidade com Deus
Mulheres que têm intimidade com Ele conseguem afastar o medo de suas vidas e desenvolver a sinceridade
Você já viveu a situação de não se sentir à vontade na presença de alguém? Quando isso acontece, você fica tensa, seus pensamentos ficam tumultuados e seu comportamento torna-se totalmente atípico. Em contrapartida, há pessoas que a deixam tão à vontade que ser você mesma é algo inevitável, confortável e natural e não há nenhum receio em compartilhar suas histórias, pensamentos e sonhos com elas.
Isso ocorre por causa da cumplicidade. Apesar de pouco lembrada nos dias de hoje, essa é a coluna que sustenta qualquer relacionamento, inclusive com Deus.
Esse foi um dos temas de um episódio recente da Meditação da Palavra, com a palestrante Cristiane Cardoso, disponível no Univer Vídeo. Refletindo sobre o capítulo 74 de Salmos, escrito por Asafe, Cristiane ensinou que onde há cumplicidade não há medo.
A sustentação de qualquer relacionamento
Quando analisamos a oração do salmista, é possível perceber que ele não teve receio de falar como realmente se sentia – ao contrário, ele expôs cada detalhe em sua súplica que, regada de sinceridade, se transformou. Asafe terminou seu salmo reconhecendo a grandeza de Deus e reforçando o quanto confiava nEle.
Cristiane destacou que essa é a essência da oração: “quando você fala com Deus, não tem como a sua oração terminar do jeito que começou. Quando você faz uma oração rápida e religiosa, essa não conta. Mas, quando você fala com Deus de verdade, tem um momento com Deus, verá que, normalmente, vai começar [a orar] de um jeito e terminar de outro, porque Ele está ali ouvindo e falando com você também”.
Essa transformação não acontece em razão da oração somente, mas, sim, graças a essa cumplicidade que não impede que a pessoa seja sincera com Deus, compartilhe medos, assuma erros e aceite as exortações dEle sem nenhum receio.
A palestrante fez uma analogia dessa situação com o casamento e destacou que, quando realmente há intimidade e cumplicidade com o marido, a esposa não tem medo de falar como se sente nem mesmo sobre algo pelo que poderia ser julgada.
“O relacionamento entre homem e mulher é uma representação do nosso relacionamento com Deus. Deus sabe tudo que está acontecendo conosco. Ele também está vendo nossos pensamentos, como estamos nos sentindo e o que está acontecendo dentro de nós. Então, nessa cumplicidade, nós não temos vergonha de falar com Ele como nos sentimos, se passou por nossa cabeça um pensamento ruim ou se tivemos um mau olhar para alguma coisa. Falamos com Deus porque Ele nos entende e sabe que estamos ali pedindo ajuda. Isso é intimidade.”
CONSTRUÇÃO DIÁRIA
Essa cumplicidade é o que Deus mais deseja ter com Suas filhas que são sinceras porque creem nEle e no Seu caráter. Assim, mesmo que uma mulher pense, sinta ou fale algo que não O agrade, quando compartilha tudo, Ele a ouve e a ajuda, como está escrito em Jeremias 29.11-12.
Por fim, Cristiane reforçou que temos de buscar e construir essa cumplicidade diariamente: “não é saudável você ser uma cristã que tem que pegar um salmo para ler e falar com Deus. Você tem que ter seus próprios salmos, vamos dizer assim, sua própria intimidade com Deus, não ter vergonha e não ter medo. Ele entende, Ele sabe e Ele quer ter isso com você”.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo