8 sinais de que seu filho tem anorexia

Modelo revela que foi anoréxica desde a infância. Você está atento aos seus filhos?

Imagem de capa - 8 sinais de que seu filho tem anorexia

A modelo Christine McGuinness revelou, recentemente, que durante toda sua adolescência e em parte de sua juventude sofreu com a anorexia. As pessoas ao redor acreditavam que ela estava bem e a elogiavam por seu corpo. Na verdade, ela estava doente.

A doença de McGuinness teve início aos dez anos de idade e durou até os 20. Ela só buscou tratamento quando se casou e quis engravidar, mas não pôde. Passar metade da sua vida sofrendo com uma doença tão séria fez com que seu desenvolvimento fosse prejudicado. Quando ela tentou engravidar, descobriu que seria impossível com um organismo tão deteriorado.

“Quando fui ver um médico, o motivo de eu não estar ovulando ou menstruada foi devido ao distúrbio alimentar. Isso me fez melhorar, mas demorou quatro anos para tudo regular”, lembrou a modelo.

Ela era apenas uma criança quando a anorexia teve início. Sua família não percebeu o problema, nem durante sua adolescência. E o mesmo acontece com milhões de outros jovens.

Preste atenção ao seu filho

Cerca de 35 milhões de mulheres sofrem com a anorexia atualmente no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os homens, a prevalência da doença é de 5 a dez vezes menor. A maioria das vítimas é formada por jovens.

A doença é tão feroz que pode desencadear muitos outros males, como a desnutrição, a obesidade, insuficiências cardíaca, renal e hepática, distúrbios hormonais e até mesmo a depressão, principal causadora de suicídios no mundo.

Por isso, pais devem estar muito atentos a seus filhos, tanto meninos quanto meninas. “Uma das grandes vítimas da vida agitada que vivemos hoje é a família”, como nos lembra o Bispo Renato Cardoso:

“Normalmente, o que acontece é que tentamos encaixá-la entre ou durante as outras atividades. Ou seja, atenção parcial e dividida”.

Isso não pode acontecer. É responsabilidade do casal cuidar de sua família. E é dever dos pais proteger seus filhos. Estar atento aos sinais da anorexia pode salvar a vida de seu filho.

“Faça tempo para sua família”, orienta o Bispo. “É um investimento que trará muito retorno. Experimente.”

Principais sintomas da anorexia:

– Mudança drástica de peso;

– Ausência ou alteração de menstruação e libido;

– Arritmias cardíacas;

– Tonturas, fraqueza, desânimo e letargia;

– Desenvolvimento de intolerâncias alimentares;

– Preocupação excessiva com alimentação, corpo e peso;

– Mudanças de humor, como ansiedade, depressão e irritabilidade;

– Dificuldade de concentração.

Se o seu filho apresenta dois ou mais sintomas, converse com ele. Mesmo que ele negue o problema – o que é natural, a princípio – esteja atento ao comportamento. A anorexia é uma doença muito séria e Christine McGuinness não foi a única celebridade a sofrer com ela. Recentemente, a influenciadora digital Josi Maria morreu, aos 24 anos de idade, em decorrência da doença. Clique aqui e conheça sua história.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Reprodução Instagram @Mrscmcguinness