60 mulheres se formaram em cursos profissionalizantes no estado do Paraná

Iniciativa contou com o apoio do UNP. Saiba mais

Imagem de capa - 60 mulheres se formaram em cursos profissionalizantes no estado do Paraná

Recentemente, uma parceria do grupo Universal nos Presídios (UNP) com a Secretaria da Segurança Pública e a Faculdade Fanduca formou 60 mulheres privadas de liberdade do Centro de Integração Social (CIS) de Piraquara, no estado do Paraná. Todas tiveram acesso a cursos de capacitação profissional, como cabeleireiro, empreendedorismo, gestão de empresas, etiqueta social, entre outras.

Na oportunidade, elas receberam o canudo das mãos de autoridades e responsáveis pela Universal; do Departamento de Polícia Penal e da Secretaria da Segurança Pública. A cada canudo entregue, as mulheres vibraram com alegria e satisfação por terem concluído a formação profissionalizante.

O momento contou com a presença de diversas autoridades, entre eles, o deputado federal Aroldo Martins (Republicanos) que afirmou que a finalidade da Universal nos Presídios é trabalhar em parceria para fazer ações solidárias em conjunto com um tratamento espiritual de recuperação, para mudar a autoestima das internas.

Na oportunidade, ele disse ainda que o trabalho da UNP por meio dessa parceria é maravilhoso. “Atividades que não apenas ocupam tempo, como também fazem com que as pessoas que fazem parte do projeto estudando, que estão em regime apenado, possam, ao sair, terem o benefício da educação recebida aqui dentro do complexo”, completou ele.

Centro médico

Ainda durante o dia, foi inaugurado o Centro de Atendimento Médico, que será responsável por prestar serviços gratuitos de clínica geral e odontologia a todos os profissionais que trabalham no Complexo de Piraquara. De acordo com o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, esse foi mais um passo importante na valorização dos profissionais que trabalham na condução dos presos, além da demonstração de carinho e respeito com essa instituição.

Construído em um local anexo ao CIS Piraquara, o Centro Médico Lourival de Souza, erguido pela Polícia Penal, também vai contar com o apoio da Universal, que disponibilizará médicos voluntários para atender os policiais penais na área de clínica geral. O nome do espaço é uma homenagem ao servidor morto brutalmente.

O momento também contou com a presença especial do Bispo Manoel Gonzalez, responsável pelo trabalho evangelístico da Universal no local, que afirmou que o momento marca o respeito a todos os servidores. “Temos muita admiração pelo trabalho desses profissionais e agradeço o apoio dos médicos voluntários que aceitaram a missão de cuidar da saúde desses bravos policiais penais. Pretendemos expandir ainda mais esse serviço com apoio da Secretaria da Segurança Pública”, finalizou ele.

(*) Com informações do site da Secretaria da Segurança Pública do Governo do estado do Paraná

imagem do author
Colaborador

Redação (*) / Foto: Reprodução