6 maneiras de prejudicar a educação do seu filho

“Eu criei um monstro”, diz Léia em “A Terra Prometida” ao ouvir da filha que aprendeu a matar com ela. Entenda como os pais são exemplo para os filhos

Imagem de capa - 6 maneiras de prejudicar a educação do seu filho

Samara, personagem da novela bíblica “A Terra Prometida”, está mostrando a sua verdadeira face e chegou ao extremo para realizar o seu sonho de ficar com Josué: matou o noivo, Abel.

Ao descobrir tudo, Léia, mãe de Samara, fica chocada e, ao tentar repreendê-la, ouve que a filha aprendeu a matar com ela.

Assista à cena abaixo:

A trama é uma obra de ficção, mas que reflete a realidade. Filhos seguem o exemplo dos pais. Se o responsável mente, fuma, bebe, fala palavrão, grita, entre outras coisas, é comum que a criança faça o mesmo. “Os filhos acabam por ser o produto dos nossos exemplos. Mais do que aquilo que dizemos, pesa mais o que fazemos, pois eles aprendem por ‘imitação’”, afirma o bispo Júlio Freitas.

Portanto, não adianta chamar a atenção, bater ou deixar de castigo caso o seu filho faça algo ruim, atitude que talvez ele observou em você. O bispo Júlio também lista 6 maneiras de prejudicar a educação do seu filho:

1. Não se preocupa com o futuro dele e, por isso, faz todas as suas vontades, mesmo sabendo que, ao satisfazê-lo, poderá estar comprometendo o seu caráter;

2. Não lhe dá bons exemplos, mas exige boa conduta;

3. Não o ensina a ser responsável;

4. Não cobra rendimentos escolares;

5. Não conhece os seus amigos;

6. Não conversa com ele.

Além dessas maneiras, ele acrescenta a necessidade de ensinar a fé em Deus. “Quando se educa de forma espiritual, então, além de prepará-lo para ser um cidadão digno, ele aprenderá a viver pela fé”, conclui.

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. Provérbios 22.6

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.

imagem do author
Colaborador

Por Rafaella Rizzo / Foto: Munir Chatack/ Record