52 decisões certas de Neemias – 47ª semana

Não ignore os mandamentos de Deus. Invista na sua vida espiritual

Imagem de capa - 52 decisões certas de Neemias – 47ª semana

No vídeo dessa semana, o Bispo Júlio Freitas deu continuidade à meditação da oração que os israelitas fizeram quando se reuniram para confessar seus pecados a Deus e adorá-lO:

E multiplicaste os seus filhos como as estrelas do céu, e trouxeste-os à terra de que tinhas falado a seus pais que nela entrariam para a possuírem. Assim os filhos entraram e possuíram aquela terra; e abateste perante eles os moradores da terra, os cananeus, e lhos entregaste na mão, como também os reis e os povos da terra, para fazerem deles conforme a sua vontade. E tomaram cidades fortificadas e terra fértil, e possuíram casas cheias de toda a fartura, cisternas cavadas, vinhas e olivais, e árvores frutíferas, em abundância; e comeram e se fartaram e engordaram e viveram em delícias, pela tua grande bondade.  Neemias 9:23-25

O Bispo Júlio destaca que o povo de Deus, que outrora era escravo, que vagou por 40 anos no deserto, tomou posse da Terra Prometida devido à aliança que Deus havia feito com Abraão.

“Conquistas provenientes da aliança, da obediência, da entrega, do sacrifício que Abraão e os patriarcas fizeram”, ressalta.

Priorize a vontade Deus

Porém se obstinaram, e se rebelaram contra ti, e lançaram a tua lei para trás das suas costas, e mataram os teus profetas, que protestavam contra eles, para que voltassem para ti; assim fizeram grandes abominações. Neemias 9:26

Contudo, por eles não terem o Espírito Santo, se obstinaram. Ou seja, passaram a agir segundo a própria vontade, segundo os próprios interesses, sem se importarem se estavam desagradando a Deus ou não.

De acordo com o Bispo, é isso que acontece com muitas pessoas nos dias de hoje, que priorizam os projetos pessoais e, por isso, acabam frustradas e oprimidas.

“São pessoas obstinadas que não quiseram se submeter ao plano de Deus, não quiseram se humilhar e reconhecer que a vontade de Deus sempre é melhor e superior a nossa”.

Por isso, o Bispo aconselha a tomar a decisão de não lançar para trás os ensinamentos de Deus, as orientações que temos recebido. “Não ignore os mandamentos de Deus. Porque ignorá-los é como falar para Deus que Ele está errado e você está certo(a), que você não precisa dEle. Isso é buscar a sua autodestruição, sem salvação”.

Ele ressalta que quando o homem de Deus fala algo que contraria a nossa vontade, costumes e manias, é para o nosso bem, para que nos voltemos para Deus e sejamos  salvos. “Não priorize a sua vontade. A sua vontade como a minha é muito insignificante, muito limitada, diante da vontade do Altíssimo”, assegura.

Não ignore a Palavra de Deus

O Bispo Júlio esclarece que abominação é quando sabemos o que temos de fazer e fazemos justamente o contrário. Então se você sabe que precisa perdoar, perdoe; se sabe que precisa abandonar o erro, abandone; tem consciência de que precisa se batizar nas águas, se batize. Seja o que for que precisa fazer, faça!

“Busque o Espírito Santo, invista no seu relacionamento com Deus”, orienta.

Por isso os entregaste na mão dos seus adversários, que os angustiaram; mas no tempo de sua angústia, clamando a ti, desde os céus tu ouviste; e segundo a tua grande misericórdia lhes deste libertadores que os libertaram da mão de seus adversários. Porém, em tendo repouso, tornavam a fazer o mal diante de ti; e tu os deixavas na mão dos seus inimigos, para que dominassem sobre eles; e convertendo-se eles, e clamando a ti, tu os ouviste desde os céus, e segundo a tua misericórdia os livraste muitas vezes. Neemias 9:27,28

Vemos, portanto, que a atitude deles deixa claro que não se arrependeram de fato. Pois, quando há o verdadeiro arrependimento a pessoa decide abandonar o erro. Entretanto, eles clamavam a Deus e jejuavam apenas quando as coisas estavam mal, mas quando a situação melhorava voltavam a fazer tudo errado.

Agarre essa oportunidade

Contudo, Deus é misericordioso e os livrou muitas vezes, assim como nos livrou quando estávamos na prática do pecado. Mas Ele nos deu a oportunidade de Salvação.

Do mesmo modo, hoje Ele dá a você que está afastado(a) a oportunidade de voltar. E também a você que está dentro da igreja mas vive na prática do pecado, Ele dá a oportunidade de abandonar o erro.

“Deus te livrou da morte, te guardou, te preservou até aqui para que você ouvisse essa mensagem e tomasse essa decisão de não ignorar a Palavra de Deus. Deus merece muito mais, merece nossa gratidão, nosso amor, nosso respeito e nossa fidelidade”, conclui o Bispo Júlio.

Acompanhe o vídeo da 47ª semana na íntegra:

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Getty Image