52 decisões certas de Neemias – 11ª semana

Ele não se deixou contaminar pelos inimigos da fé

Imagem de capa - 52 decisões certas de Neemias – 11ª semana

“O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, lhes desagradou extremamente que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel.” Neemias 2.10

No vídeo da 11ª semana de decisões certas de Neemias, com base no versículo citado acima, o Bispo Júlio Freitas destaca três inimigos da fé.

Conforme foi explicado no vídeo da 10ª semana , quando a boa mão de Deus está sobre nós temos paz e segurança. Contudo, isso não significa que não iremos sofrer oposição, críticas ou ameaças, uma vez que desagradaremos o mal e seus filhos, esclarece o Bispo.

Naquela ocasião Israel tinha três inimigos políticos: Sambalate, Tobias e Gesém (veremos sobre eles nos próximos versículos).

Eles eram autoridades políticas que não queriam que Jerusalém fosse restabelecida, por isso infiltravam pessoas no meio dos judeus para disseminar discórdias e colocar o povo contra Neemias. “Não era do interesse desses políticos que Jerusalém tivesse segurança, pois uma vez  protegida, o povo teria sucesso e prosperidade”, destaca o Bispo Júlio.

Trindade do mal

Esse três homens representam a trindade do mal contra os filhos de Deus. Sambalate representa a malícia. Tobias, a dúvida. E Gesém, o medo.

“Quando os corruptos, os mal-intencionados, veem que há por parte daqueles que são de Deus a intenção de fazer o bem para Jerusalém – que hoje é a igreja do Senhor Jesus, então eles ficam extremamente desagradados e começam a suscitar a malícia entre o povo de Deus”, observa.

Leia também: O que acontece quando você recorre a Deus 

O que podemos aprender com essa lição

Com essa lição aprendemos que não devemos nos preocupar em agradar os inimigos. E nem contar com a simpatia dos hipócritas e dos maliciosos; dos que duvidam da Palavra de Deus, do seu sucesso, da sua realização. Daqueles que procuram lhe causar medo, lhe ameaçar e suscitar mentiras e calúnias entre os seus familiares, colegas de trabalho ou na vizinhança, para que você fique abalado, desmotivado, triste e abra mão dessa obra que Deus lhe confiou.

Era exatamente isso que Sambalate, Tobias e Gesém queriam. Que Neemias abrisse mão do propósito de reedificar as muralhas de Jerusalém. Mas Neemias não se abateu, permaneceu firme até concluir a obra que Deus lhe havia confiado.

Entenda: “Deus lhe confiou uma obra, uma responsabilidade como esposo, pai, filho, cidadão, profissional e, sobretudo, como cristão. E você precisa concluí-la com sucesso, não para a sua glória, mas para glória de Deus. Contudo, para isso, é necessário que você vença a malícia, a dúvida e o medo”, alerta o Bispo.

Não se deixe influenciar pelo mal

Por fim, ele aconselha: “Não se deixe influenciar por maus exemplos, Não se deixe influenciar por aqueles que se aborrecem ao vê-lo (a) buscando o bem para a Obra de Deus e para a sua alma. O seu bem maior é a sua Salvação, é a sua comunhão com Deus, por isso não se deixe contaminar pelos inimigos da fé”.

Acompanhe abaixo o vídeo da 11ª semana:

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal - Foto: Getty Images