Rede aleluia
52 decisões certas de Neemias – 11ª semana
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 30 de Março de 2020 - 15:26


52 decisões certas de Neemias – 11ª semana

Ele não se deixou contaminar pelos inimigos da fé

52 decisões certas de Neemias – 11ª semana

“O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, lhes desagradou extremamente que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel.” Neemias 2.10

No vídeo da 11ª semana de decisões certas de Neemias, com base no versículo citado acima, o Bispo Júlio Freitas destaca três inimigos da fé.

Conforme foi explicado no vídeo da 10ª semana , quando a boa mão de Deus está sobre nós temos paz e segurança. Contudo, isso não significa que não iremos sofrer oposição, críticas ou ameaças, uma vez que desagradaremos o mal e seus filhos, esclarece o Bispo.

Naquela ocasião Israel tinha três inimigos políticos: Sambalate, Tobias e Gesém (veremos sobre eles nos próximos versículos).

Eles eram autoridades políticas que não queriam que Jerusalém fosse restabelecida, por isso infiltravam pessoas no meio dos judeus para disseminar discórdias e colocar o povo contra Neemias. “Não era do interesse desses políticos que Jerusalém tivesse segurança, pois uma vez  protegida, o povo teria sucesso e prosperidade”, destaca o Bispo Júlio.

Trindade do mal

Esse três homens representam a trindade do mal contra os filhos de Deus. Sambalate representa a malícia. Tobias, a dúvida. E Gesém, o medo.

“Quando os corruptos, os mal-intencionados, veem que há por parte daqueles que são de Deus a intenção de fazer o bem para Jerusalém – que hoje é a igreja do Senhor Jesus, então eles ficam extremamente desagradados e começam a suscitar a malícia entre o povo de Deus”, observa.

Leia também: O que acontece quando você recorre a Deus 

O que podemos aprender com essa lição

Com essa lição aprendemos que não devemos nos preocupar em agradar os inimigos. E nem contar com a simpatia dos hipócritas e dos maliciosos; dos que duvidam da Palavra de Deus, do seu sucesso, da sua realização. Daqueles que procuram lhe causar medo, lhe ameaçar e suscitar mentiras e calúnias entre os seus familiares, colegas de trabalho ou na vizinhança, para que você fique abalado, desmotivado, triste e abra mão dessa obra que Deus lhe confiou.

Era exatamente isso que Sambalate, Tobias e Gesém queriam. Que Neemias abrisse mão do propósito de reedificar as muralhas de Jerusalém. Mas Neemias não se abateu, permaneceu firme até concluir a obra que Deus lhe havia confiado.

Entenda: “Deus lhe confiou uma obra, uma responsabilidade como esposo, pai, filho, cidadão, profissional e, sobretudo, como cristão. E você precisa concluí-la com sucesso, não para a sua glória, mas para glória de Deus. Contudo, para isso, é necessário que você vença a malícia, a dúvida e o medo”, alerta o Bispo.

Não se deixe influenciar pelo mal

Por fim, ele aconselha: “Não se deixe influenciar por maus exemplos, Não se deixe influenciar por aqueles que se aborrecem ao vê-lo (a) buscando o bem para a Obra de Deus e para a sua alma. O seu bem maior é a sua Salvação, é a sua comunhão com Deus, por isso não se deixe contaminar pelos inimigos da fé”.

Acompanhe abaixo o vídeo da 11ª semana:


52 decisões certas de Neemias – 11ª semana
  • Jeane Vidal - Foto: Getty Images 


reportar erro