5 razões que causam a desvalorização da figura paterna

Renato e Cristiane Cardoso explicam porque a figura do pai está cada vez mais ausente nas famílias

Imagem de capa - 5 razões que causam a desvalorização da figura paterna

O programa “The Love School – A Escola do Amor”, exibido no último sábado (07), pela Record TV, abordou um tema que tem preocupado especialistas no mundo inteiro. Pois, um estudo realizado pelo Institute for Family Studies, na Austrália,  aponta o aumento de nascimento de crianças que nunca terão vida familiar com o pai.

Com o título “Mãe, cadê o Pai?” os apresentadores Renato e Cristiane Cardoso destacaram cinco fatores que têm contribuído para a desvalorização e o desaparecimento da figura paterna nas famílias:

1 – A desvalorização do casamento

Para os apresentadores, muitas vezes essa desvalorização já começa durante o namoro com o pensamento de que é bobagem se casar no papel e que morar junto já é o suficiente.  E quando pensam em ter um filho, pensam apenas como um desejo pessoal, sem se preocupar se aquela criança irá crescer dentro de uma estrutura familiar ou não.

“Quando a gente fala de desvalorização do casamento a gente está falando do fundamento da família. Pai, mãe e filhos. Quando a base da família é descartada como algo sem importância, então, é óbvio que, se você destrói o fundamento a casa cai, ou seja, a família cai”, destaca Renato.

2 – Menos casamentos

As estatísticas mostram que ao longo dos anos, cada vez menos pessoas estão se casando. O que comprova que as pessoas estão desvalorizando o casamento. Então, a falta de seriedade nos compromissos está resultando na dissolução desse relacionamento e, normalmente, o filho fica com a mãe.

Além disso, Cristiane aponta outro fator que contribui para a ausência paterna. Muitas mulheres por terem crescido sem o pai e terem questões mal resolvidas dentro delas, decidem pela produção independente, pois, entendem que se a presença do pai não se faz necessária, já que ela cresceu “muito bem” sem ele. No entanto, “por mais que você não tenha tido essa escolha, agora você pode fazer uma escolha melhor para o seu filho”.

3 – Sexo fora do casamento

 Muitas pessoas se relacionam sexualmente sem a intenção de formar uma família e, depois que acontece a gravidez, não assume aquele compromisso, já que ele nunca existiu. Desta forma, a família é formada sem a presença do pai.

4- Casamentos menos duradouros

 Com o fim do casamento, infelizmente, a figura paterna se ausenta das famílias. Por isso, antes de pensar em desistir, é importante lutar pela reconstrução do casamento. Não que o casal deva ficar junto apenas por causa dos filhos, mas também por causa um do outro. Para isso eles precisam trabalhar para que o casamento seja feliz. Não estamos sugerindo que devam se tolerar até que os filhos cresçam, pois isso também pode criar um clima negativo dentro de casa, pondera Renato.

5 – Filhos secundários à felicidade dos pais

 Os pais priorizam a própria felicidade em detrimento da felicidade dos filhos. Ao invés de tentarem reconstruir o casamento partem para um novo relacionamento alheios ao que o filho está sentindo com a separação dos pais. Portanto, por amor ao filho, antes de tomar essa decisão veja onde cada um pode mudar para fazer o relacionamento dar certo. “Está sobrando egoísmo, faltando altruísmo nesses lares”, lamenta Renato.

Acompanhe o programa na íntegra:

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Istock