5 hábitos comuns que prejudicam seus olhos

Você pode cometer estes erros sem perceber. Saiba quais são

Imagem de capa - 5 hábitos comuns que prejudicam seus olhos

Os olhos são parte essencial do corpo, mas muitas vezes ficam de lado nos cuidados da saúde.

Descubra 5 hábitos muito comuns, mas que podem prejudicar sua visão e mude enquanto há tempo.

1- Ficar muitas horas em telas

Hoje em dia é muito comum pessoas de todas as idades ficarem horas diante de uma tela de celular, tablet ou computador. O problema é que assim se usa a visão de perto e deixamos a visão de longe sem uso. Isso faz com que a pessoa desenvolva ou aumente o grau da miopia, cansaço visual e a síndrome do olho seco.

“A dica para prevenir esses problemas é descansar os olhos a cada 20 minutos. Olhe para o horizonte durante alguns minutos. Lembre-se ainda de piscar mais vezes para lubrificar a superfície ocular. Ademais, certifique-se de que o ambiente esteja bem iluminado”, explica a oftalmologista Tatiana Nahas.

2- Coçar os olhos

Coçar os olhos de forma frequente é um dos piores hábitos quando se fala em saúde ocular. A fricção contínua pode causar o ceratocone, doença que afeta a córnea e pode alterar a acuidade visual.

Além disso, pode lesionar o músculo responsável pelo movimento de abrir e fechar os olhos. Dessa forma, a pálpebra pode, literalmente, cair. Se há coceira constante, o ideal é procurar um oftalmologista a fim de entender a causa.

3- Usar maquiagem vencida ou de má qualidade

Qualquer produto que você aplica na face e, especialmente, nos olhos, precisa ser de boa procedência. Isso vale para as maquiagens, cremes, loções e demais itens de beleza e higiene pessoal.

“As maquiagens vencidas ou de má qualidade podem causar sérias consequências nos olhos, como irritação e alergias. Portanto, escolha com cautela produtos como lápis de olho, delineadores, rímel e sombras. Além disso, verifique sempre a validade dos seus cosméticos”, orienta Tatiana.

4- Levar as mãos sujas aos olhos

As mãos tocam diversas superfícies ao longo do dia. Assim sendo, há o risco de você levar para os seus olhos vírus, bactérias, protozoários e partículas que podem causar doenças oculares e sistêmicas. Procure higienizar suas mãos ao máximo e evite tocar seus olhos de forma tão constante ao longo do dia.

5- Não consultar o oftalmologista anualmente

Após os 40 anos é fundamental realizar um check-up ocular anual. É a partir dessa idade que o risco de desenvolver algumas doenças oculares aumenta. “Entre essas doenças estão o glaucoma, a catarata e a degeneração macular relacionada à idade. Já os diabéticos devem redobrar os cuidados para prevenir a retinopatia diabética. Nesses casos, as consultas devem mais regulares”, ensina.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: iStock