45 anos Universal
Relembre parte dessa trajetória de Salvação, que também é sua, na qual lutas e vitórias marcaram a caminhada de fé
No início de julho, no dia 9, a Universal completará 45 anos. Foi em 1977 que o jovem pregador Edir Macedo, imbuído de fé e do desejo de ajudar os sofridos, decidiu abrir mão de seu emprego como tesoureiro na Loteria do Estado do Rio de Janeiro e se dedicar exclusivamente ao desejo que ardia em seu ser: salvar.
O cenário em que tudo começou foi uma praça no Jardim do Méier, subúrbio carioca, onde, aos sábados, Edir Macedo subia os degraus de um coreto com um microfone ligado a uma caixa de som. Ele tinha em mãos a Bíblia, que desde sempre foi o pilar das pregações. Entre os que paravam para ouvi-lo estavam os curiosos e os que se tornariam os primeiros membros da futura Igreja. O pequeno público não sabia o que aqueles momentos representariam.

Em 2017, o já Bispo Edir Macedo voltaria àquele local para ministrar a Palavra de Deus a mais de seis mil membros da Universal. “Eu não comecei neste lugar movido por uma ambição pessoal.
Havia mais de oito anos que eu queria servir a Deus, mas ninguém acreditava em mim, só a minha mãe, a minha esposa e, obviamente, o Próprio Deus. Na minha época, neste lugar se juntavam os mais infelizes da vida e foi para cá que o Espírito de Deus nos trouxe e, porque foi um desejo de ajudar as pessoas, isso se multiplicou. Quando começamos, vínhamos de Fusquinha. Começamos no meio da sujeira porque assim é o Evangelho do Senhor Jesus: quanto maior o problema, maior é a luz de Deus, mais evidente é o poder de Deus”, afirmou.
De fato, em 1977, Edir Macedo era desacreditado por muitos. Quem recebia o Evangelho por ele, porém, o incentivou a alugar o galpão de uma antiga funerária, no bairro Abolição. Em pouco tempo, o local ficou pequeno para a quantidade de pessoas que queriam assistir ao pregador falando sobre a Palavra. As notícias de milagres realizados pela fé se espalhavam e atraíam mais pessoas, que também prestavam seus testemunhos a conhecidos. Aos poucos, mais e mais igrejas precisaram ser abertas para atender a tantos que, sofrendo, viam na Universal uma porta para alcançar o Deus-Vivo capaz de transformar vidas. Essas mesmas pessoas, que foram ajudadas quando chegaram à Universal, assumiram a missão de levar o Evangelho a outras e assim formou-se o batalhão de homens e mulheres que não medem esforços para levar a Salvação prometida por Deus a todos.
Levando a Palavra por todos os meios
Com o objetivo de alcançar cada vez mais pessoas, em 1984 a Universal fez a primeira aquisição de uma emissora de rádio: a Copacabana, uma das AMs mais populares do Rio de Janeiro na época. Anos depois, em 6 de junho de 1998, foi criada oficialmente a Rede Aleluia, a princípio com 17 emissoras. Atualmente, a Rede Aleluia conta com 92 rádios em território nacional, localizadas em 71 cidades. Ela abrange mais de 80% do País e tem alcance estimado em 146 milhões de pessoas.

Ao mesmo tempo que a Palavra de Deus era transmitida pelas ondas de rádio, Ela era também levada, pessoalmente, a diversos locais do mundo. Em 1986, a Universal chegou aos Estados Unidos, onde em 2021 já contava com 345 igrejas e 40 mil membros.
Em 1989, a programação televisiva ampliou a divulgação do Evangelho e em 15 de março de 1992 a Folha Universal foi criada. Todas essas ações contribuíam para que grandes concentrações de fé acontecessem a partir dos anos 1990. Tantas pessoas reunidas em nome de Deus e lotando até mesmo estádios fizeram com que pessoas mal-intencionadas se movessem para impedir o avanço da Palavra. Uma avalanche de fake news (notícias falsas) foi divulgada e a perseguição à Universal e seus membros foi tamanha que levou à prisão do Bispo Macedo em maio de 1992.
O Bispo estava sendo acusado de charlatanismo, estelionato e curandeirismo. Foram 11 dias de detenção até que obtivesse o direito de responder à Justiça em liberdade. Ao final de mais de três anos de investigações, ele foi inocentado de todas as acusações – o mesmo viria a acontecer com outras acusações que surgiram ao longo dos anos, sempre movidas pela intolerância e pela perseguição religiosa.
Ainda em 1992, a Universal chegou à África e à Ásia. Já em 5 de julho de 1997, na cidade do Rio de Janeiro, foi lançada a pedra fundamental para a construção do Templo da Glória do Novo Israel, mais conhecido como Catedral Mundial da Fé, com capacidade para mais de 12 mil pessoas. Em 1998, foi a vez da cidade de São Paulo celebrar a inauguração da primeira Catedral, com capacidade para seis mil pessoas.
A Universal viu na internet a possibilidade de plantar a fé e criou seu primeiro site, o Arca Universal, em 2001. A ideia era oferecer ao público um conteúdo diferenciado do que se via então na internet (e até hoje se vê). Seria uma verdadeira arca, guardando as coisas de Deus do dilúvio de informações nada proveitosas espalhadas on-line. Alguns anos após sua criação, o Arca virou Portal Universal.org e passou a abrigar todos os conteúdos virtuais ligados à Igreja, como o blog do Bispo Edir Macedo e o podcast Escola do Amor Responde, além da TV Universal e de serviços como o Pastor Online. Em 2009, a Universal passou a utilizar também as redes sociais como meio de evangelização e orientação.

Casas novas
Hoje a Universal está presente em 142 países e novas igrejas não param de surgir, sempre com o objetivo de abrigar quem entende a necessidade de se aproximar de Deus. Uma das obras mais impactantes – tanto para a Igreja quanto para a sociedade cristã mundial – é o Templo de Salomão. Inaugurado em 2014, ele foi construído seguindo os critérios de Deus registrados na Bíblia e com materiais trazidos de Israel. O terreno onde o Templo foi erguido possui 35 mil metros quadrados, o equivalente a cinco campos de futebol. A inauguração foi marcada por uma linda cerimônia com a entrada da Arca da Aliança e a presença de autoridades brasileiras. Hoje, além de ser um ponto turístico do Brasil, o Templo de Salomão é conhecido por ser um lugar de milagres e a casa de oração aberta para todos os povos.
Impacto semelhante deve ter o Solo Sagrado, catedral construída em Brasília. Ela será inaugurada no dia 31 de julho e terá capacidade para comportar 5,2 mil pessoas sentadas. O prédio, que acompanha a tradição arquitetônica de Brasília, terá 52 mil m² de área construída.
Além dessas duas, em 2022 novas catedrais e igrejas estão sendo construídas em locais como Londrina e Ampére (ambas no Paraná) e Piracicaba (São Paulo). Além das novas casas, a Universal segue reformando e modernizando as já existentes, para que todos possam encontrar nelas um lugar de paz para buscarem a Deus.
A cada dia a Universal trabalha para ajudar o maior número de pessoas possível e isso acontece graças ao apoio de membros, evangelistas, obreiros, pastores, bispos e esposas que se dedicam em levar a quem sofre o bem maior que receberam: o Espírito Santo. Esse esforço é refletido na grande quantidade de projetos sociais que a Universal mantém. Ao todo são 17 programas presentes em 116 países. Por meio deles é oferecida a ajuda humanitária que tantos precisam. Somente no Brasil, em 2021, foram realizados 1,3 milhão de ações que beneficiaram 9.731.389 pessoas em situação de vulnerabilidade. Além do suporte material e de serviços (que vão desde cabeleireiro a cursos profissionalizantes), os atendidos também recebem a Palavra de Deus, que desperta a fé que pode mudar tudo na vida daquele que crê.

É impossível mensurar tudo o que a Universal já realizou ao longo desses 45 anos, mas é certo que todas as vitórias foram graças à ação do Espírito Santo, que é dono dessa Obra. E, apesar de tantas lutas, essa fonte de fé não para de jorrar vida, pois seu propósito está aliado ao do Senhor Jesus quando disse aos discípulos: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15). Essa tem sido a missão de pessoas cheias do Espírito Santo, que, com autoridade, invadem o reino das trevas para resgatar os aflitos. É a missão da Universal que, como uma mãe de braços abertos, está sempre pronta a ajudar seus filhos. Parabéns, mãe Universal!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo