4 atitudes para nunca ser enganado pelo seu coração

Saiba quais são e pratique-as

Imagem de capa - 4 atitudes para nunca ser enganado pelo seu coração

Por conta da pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas têm sofrido com carência durante o isolamento social. Inclusive, o tema foi amplamente tratado durante o programa The Love School – Escola do Amor.

No livro Namoro Blindado, de autoria de Renato e Cristiane Cardoso, os escritores ensinam práticas de como agir de forma inteligente para não se deixar levar pelas emoções. Em um dos capítulos, o casal explica que muitos relacionamentos que deram errado – e os que tinham tudo para dar certo, mas se desfizeram – foram vítimas dos enganos do coração.

De acordo com Renato e Cris, existem 4 atitudes fundamentais para não ser enganado pelo coração. Saiba quais são:

– Não associe amor ao coração:

Passe a associar amor com o cérebro, a inteligência. Quando você pensar em amor, pense em Inteligência, não sentimento. Entenda que sentimentos estão incluídos no amor, mas são apenas uma pequena parcela dele. Pensou em amor, pensou inteligência.

– Tirar as emoções do comando:

O que dizem por aí, ‘ninguém manda no coração’ é mentira. Você pode mandar e desmandar nele, determinar de quem ele vai gostar ou não. Decida: “Emoções não mandam em mim. Eu mando nelas”. Se você tomar decisões baseadas em suas emoções, terá sérios problemas. Pare de decidir pelo que sente, passe a decidir com inteligência. Você não precisa mendigar atenção, sufocar o parceiro, se desvalorizar, fazer papel de ridículo porque suas emoções o induzem a isso.

– Pare de seguir a multidão que segue o coração:

O mundo inteiro ainda bebe dos licores do coração e, embriagado por eles, continua produzindo literatura, música, filmes e toda sorte de arte que promove um falso amor. Não vá ingerindo dessa bebida só porque a maioria bebe. Questione os mitos e crenças populares sobre relacionamento.

Não seja ingênuo:

O amor não simplesmente ‘acontece’. Ele é fruto de trabalho, aprendizado, observação e atitude. Há uma solução para sua dificuldade de encontrar alguém ou para seu problema de relacionamento. Senão, outros com esse problema nunca teriam conseguido solucioná-lo. Desenvolva habilidades necessárias para resolver seu problema.

A ideia dessas dicas não é ditar regras. Não há certo e o errado. Contudo, se quer ter mais chance de ser feliz, faça o certo agora e sempre.

Aprendizados valiosos

Você quer aprender mais sobre o amor inteligente durante essa fase de pandemia? Adquira o livro Namoro Blindado.

Participe das reuniões online da Terapia do Amor, todas as quintas-feiras, às 10h, 15h e 20h. Você também pode assistir ao programa The Love School, aos sábados, ao meio-dia, na Record TV, e aprender mais sobre a vida a dois.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Images