31 de outubro: Dia da Reforma Protestante

Esse é um dia especial na história do evangelho. Saiba mais

Imagem de capa - 31 de outubro: Dia da Reforma Protestante

No dia 31 de outubro, os cristãos protestantes comemoram um acontecimento muito especial na história do evangelho: a Reforma Protestante.

O que foi a Reforma Protestante?

Ela ganhou esse nome porque separou em “antes” e “depois” a maneira como as pessoas pensavam sobre a Bíblia.

Quem liderou esse movimento foi Martinho Lutero (imagem acima), um estudioso da Bíblia que vivia na Alemanha, no século 16.

Certo dia, ao meditar sobre trechos do Novo Testamento, Lutero compreendeu algo importante: o justo vive pela fé (Romanos 1:17).

Naquela época, a Igreja Católica dominava o pensamento das pessoas sobre a Bíblia. Então, Lutero percebeu que havia ensinamentos católicos que não estavam de acordo com as Escrituras.

Só que as pessoas, em geral, não sabiam disso. Porque, a Bíblia era escrita em uma língua que poucos conheciam: o latim.

As 95 teses

Com o passar do tempo, Lutero não conseguiu mais se conter e por isso decidiu abrir os olhos das pessoas sobre a real mensagem da Bíblia.

Então, no dia 31 de outubro de 1517, ele pregou na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, um documento que ficou conhecido como “95 teses”.

Nesse texto, ele mostrou para as pessoas da cidade algumas de suas observações sobre a Igreja Católica e a Bíblia.

Obviamente, Lutero começou a ser perseguido pela instituição.

A reforma ganhou força

Entretanto, o Espírito Santo levantou outras pessoas na época que deram força à essa reforma.

Por meio delas, por exemplo, a Bíblia passou a ser traduzida para diversos idiomas com o objetivo de que todos pudessem consultar a Palavra de Deus. O próprio Lutero, inclusive, traduziu as Escrituras para o alemão.

Como esclarece o Bispo Edir Macedo, no livro “O Espírito Santo”: “Tempos depois, (Lutero) abandonou definitivamente a Igreja Católica para ensinar ao povo que a Salvação da alma vem pela fé, e não através de penitências pessoais. Daí nasceu o autêntico cristianismo no mundo, quando as pessoas deixaram de lado as obrigações religiosas para viver apenas pela fé naquilo que o Senhor Jesus realizou por aqueles que nEle creem”.

O valor da história

Infelizmente, nos dias de hoje, o valor desse movimento espiritual tem sido desrespeitado por parte da sociedade.

Como ocorreu no dia 15 de julho deste ano, em que o famoso monumento “Muro dos Reformadores”, localizado em Genebra, na Suíça, foi vandalizado (foto ao lado).

A obra representa da esquerda para a direita: Guilherme Farel, João Calvino, Teodoro de Beza e John Knox.

No Univer Vídeo, você pode assistir ao filme “Martinho Lutero” que mostra a vida e o trabalho desse reformador protestante em detalhes.

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Foto: Lucas Cranach the Elder (CC)