3 dicas que vão lhe ajudar a vencer os desejos maus

Confira esta meditação do Bispo Renato Cardoso e saiba como dominar a cobiça

Imagem de capa - 3 dicas que vão lhe ajudar a vencer os desejos maus

Existe um elemento pequeno na natureza humana, mas que é o responsável pela maioria dos grandes estragos de uma vida: a cobiça.

“É um desejo intenso dentro da pessoa por algo ou alguém, em que ela não se satisfaz enquanto não tomar posse daquele desejo. E, mesmo assim, ao tomar posse, ela descobre que não era tudo aquilo o que ela esperava”, explicou o Bispo Renato Cardoso, durante a programação “Inteligência e fé“, do dia 1° de fevereiro.

Em seguida, sobre o tema, o Bispo Renato relembrou um conselho do sábio rei Salomão: “Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; desvia o teu pé das suas veredas. Porque os seus pés correm para o mal, e se apressam a derramar sangue. Na verdade é inútil estender-se a rede ante os olhos de qualquer ave. No entanto estes armam ciladas contra o seu próprio sangue; e espreitam suas próprias vidas. São assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça: ela põe a perder a alma dos que a possuem.” Provérbios 1:15-19

Em outras palavras, aqueles que praticam o mal atraem outros para fazer o mesmo. Porém, para que esse convite seja atraente, é sempre oferecido algo que a pessoa cobiça.

“Eles vão tentar lhe agradar, eles vão tentar lhe fazer propostas, vão lhe dar coisas. E você vai gostar. Só que o fim do caminho deles é amargo. E você vai se dar mal”, explicou o Bispo sobre o versículo.

E, ainda que esta armadilha não venha de terceiros (como “amigos” ou espíritos malignos), há pessoas que tropeçam em suas próprias cobiças. E por darem vazão aos seus desejos destroem suas vidas, o casamento, a carreira profissional ou o relacionamento com um familiar, por exemplo. Pois, desejam aquilo que não podem ter.

O Bispo acrescentou que a cobiça é algo natural no ser humano. Por isso, Deus deixou, antecipadamente, o alerta nos dez mandamentos (Êxodo 20:17). O problema é que se a pessoa não conseguir controlar a cobiça, ela será uma eterna escrava dos próprios desejos (e colherá terríveis consequências disso).

Então, como vencer a cobiça?

Confira abaixo 3 dicas do Bispo Renato Cardoso sobre o assunto:

1) A cobiça passa: quantas coisas você desejou e, hoje, já não lhe interessam mais? Se você segurar este desejo e deixar passar o tempo, logo esta cobiça diminuirá e irá embora. Porque, os desejos são temporários e ligados ao que sentimos, às circunstâncias.

2) Quanto mais você olha para o objeto da sua cobiça, mais você vai pensar naquilo e mais você vai o desejar: não alimente os seus olhos com imagens, informações ou outras coisas que incentivam este desejo. Quanto menos você pensar sobre a cobiça, menos você a desejará.

3) Olhe para aquilo que realmente vai lhe edificar: existem as boas cobiças (ser uma pessoa melhor, ter o Espírito Santo dentro de si, entre outras). Então, deseje aquilo que não vai lhe fazer mal. Busque informações sobre o que é bom. Alimente os seus pensamentos com as boas cobiças.

Por isso, é importante que você participe ao máximo dos encontros e das atividades dos grupos que acontecem no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima (consulte o endereço aqui). Pois, assim, os seus pensamentos estarão ocupados com o que vem de Deus.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Getty Images