19 de novembro: Dia da Bandeira

Entenda a importância desta data para os brasileiros

Imagem de capa - 19 de novembro: Dia da Bandeira

A bandeira de um país faz parte da construção da identidade de uma nacionalidade. Portanto, ela faz parte de cada pessoa que nasce em território brasileiro. Simboliza que a pessoa pertence à uma história, uma cultura, um contexto.

A origem

No Brasil, a bandeira surgiu juntamente com a transição da monarquia para a república, entre os dias 15 e 19 de novembro de 1889.

Em 1808, o Brasil deixou de ser apenas uma colônia de Portugal para se tornar a sede do império português, com a vinda da família real para este solo.

Posteriormente, ocorreu a independência do Brasil – conduzida por Dom Pedro I, que foi sucedido pelo filho, Dom Pedro II.

Durante a monarquia de Dom Pedro II, o Brasil teve de lidar com conflitos internos e externos (como a Guerra do Prata, a Guerra do Uruguai e a Guerra do Paraguai). Mas, apesar de tudo, foi um período de desenvolvimento e boa economia.

Entretanto, desde a Guerra do Paraguai, o Exército Brasileiro não se sentia valorizado pela monarquia. Então, uma série de fatores influenciaram a decisão de uma ação conjunta, incluindo a adesão do marechal Deodoro da Fonseca, para a transição da monarquia para a república presidencialista.

Desse modo, era necessária uma mudança na bandeira que remetesse para a nova forma de governo. Pois, ela também é um símbolo da “perpetuidade e integridade da Pátria entre as outras Nações”, como apresentou o Decreto nº 4, da época.

Amor à Pátria

É interessante notarmos que, nos últimos três anos, o brasileiro resgatou o patriotismo. A bandeira brasileira tem sido apresentada pelo governo com mais frequência e também usada pelos brasileiros intensamente nas manifestações pró-governo, como se viu na gigante manifestação do dia 7 de setembro do corrente ano. O amor à nação foi resgatado.

Vale registrar também que durante a era do PT, a cor predominante era o vermelho, símbolo do socialismo e comunismo, que remete à Revolução de Outubro de 1917, do governo soviético, e, desde então, tem sido utilizado por países que aderiram a este sistema de regime.

Vale lembrar que a ideologia comunista, ao contrário do que apresenta em sua proposta, tem oprimido populações de países ao longo da história (como, por exemplo, na China, em Cuba, na Venezuela).

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock