140 reeducandos do CDP de Itapecerica da Serra são diplomados nos cursos de barbeiro e pizzaiolo

A realização foi resultado do trabalho da Universal nos Presídios (UNP)

Imagem de capa - 140 reeducandos do CDP de Itapecerica da Serra são diplomados nos cursos de barbeiro e pizzaiolo

No dia 23 de junho, cerca de 140 reeducandos foram graduados nos cursos de barbearia e pizzaiolo, oferecidos pelo programa social Universal nos Presídios (UNP) do Templo dos Maiores Milagres, localizado na Av. João Dias, 1.800, Santo Amaro, zona sul da capital paulista. A cerimônia de formatura aconteceu no CDP de Itapecerica da Serra (SP), reunindo detentos, formandos e seus familiares.

O evento recebeu a presença de autoridades espirituais que estiveram à frente do trabalho realizado: o coordenador da UNP na Zona Sul de São Paulo, Almir Santos, o Bispo Nilton Patrício e os pastores Rafael Ávila e João Oliveira.

Também estiveram presentes na cerimônia representantes administrativos da unidade, como o diretor geral Dr. Roberto Yokio e o diretor de disciplina Bruno Amaral; autoridades políticas, como o prefeito de Itapecerica da Serra, Dr. Francisco Nakano, o vice-prefeito Rafael Antônio, e o vereador Val Santos e o deputado estadual Rui Alves, do partido Republicanos.

Detalhes:

  • A cerimônia organizada pelos voluntários do projeto UNP contou com 140 diplomados, sendo 75 do curso de pizzaiolo e 65 do curso de barbeiro.
  • Os cursos tiveram 5 semanas de duração. As aulas foram realizadas dentro da própria unidade prisional, divididas entre aprendizados teóricos e atividades práticas.
  • Familiares dos formandos participaram do evento a fim de prestigiar a conquista, que representa a reintegração social efetiva dos reeducandos e a possibilidade de uma nova vida.

 

  • “É comum a sociedade olhar para esses que se encontram reclusos com desprezo ou, até mesmo, de revolta, mas ver que a nossa visita e a ministração do curso fez diferença em suas vidas é uma experiência única, pois eles passaram a entender e a ver que não estão sozinhos”, conta Gabriel Almeida, pizzaiolo e voluntário do grupo.
  • “Fazer parte desse projeto foi uma forma de retribuir para a sociedade tudo o que tenho recebido de Deus. Por isso, não pensei duas vezes e me coloquei 100% a disposição para ensiná-los. Para mim, o ponto alto do curso foi ver a mudança de mentalidade de alguns, pois muitos vieram agradecer e falar que agora estavam prontos para trabalhar aqui fora, tendo uma outra perspectiva de vida”, relata Igor Silva, empresário do ramo de Barbearia e voluntário da UNP.

E mais:

Na oportunidade, mais de 400 reeducandos receberam atendimentos gratuitos, a exemplo:

  • Assistência jurídica;
  • Assistência médica;
  • Corte de cabelo.

Enfermeiros, médicos (clínicos geral e dermatologistas), advogados e profissionais da área da beleza fizeram parte da equipe voluntária que colaborou com o cuidado dos detentos presentes.

A importância:

A realização visa proporcionar aos detentos sua reintegração à sociedade de forma digna, de forma que possam reiniciar uma nova vida, é o que explica o coordenador da UNP na Zona Sul de São Paulo, Almir Santos: “eles puderam enxergam que existe uma Luz que os levam a alcançar ideais e a sair da vida do crime, e que podem, sim, voltar à sociedade e exercer o ramo que escolheram, acreditando um pouco mais em si mesmos”.

Ainda na cerimônia, em reflexão à luz da Palavra de Deus, o Bispo Nilton Patricio levou os presentes ao entendimento sobre o abandono das coisas que ficaram no passado e o início de uma nova vida alinhada à vontade do Altíssimo.

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” (Romanos 8.1)

Veja também:

Seja um voluntário:

Se você também deseja fazer parte do projeto como um voluntário, vá até um templo da Universal mais próximo e fale com um responsável (consulte aqui os endereços).

Acompanhe também as ações realizadas pelo grupo por meio de suas redes sociais no Instagram ou pelo Facebook.

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Fotos: Cedidas