No domingo, 11 de fevereiro, não perca a 6ª bem-aventurança

Assunto está sendo abordado e relembra o famoso “Sermão da Montanha”. Veja como foi na última semana (4/02)

Imagem de capa - No domingo, 11 de fevereiro, não perca a 6ª bem-aventurança

“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos”

Mateus 5:6

O que não faltam neste mundo são injustiças e essa fala do Senhor Jesus faz muitos entenderem que Ele promete fazer justiça nas causas terrenas. Mas não é bem assim. Esta foi a 5ª bem-aventurança abordada no encontro no último domingo (4), no Templo de Salomão.

Entenda:

Atualmente muitos querem justiça e até a confundem com vingança. Mas aqui Jesus fala da fome e sede de justiça que poucos têm, que é a de fazer o que é certo segundo o Pai.

“O mundo está repleto de justiceiros, que buscam reparar os erros e injustiças que sofreram. Mas essa bem-aventurança inclui a justiça que o justo deve praticar. Ou seja, um tipo de justiça é a que todos querem receber quando são injustiçados, o outro tipo é a que devemos ao próximo. É uma via de mão dupla: querer justiça, mas ser justo com outras pessoas. É principalmente dessa justiça que Jesus fala”, explicou o Bispo Renato Cardoso.

Ensinamentos anteriores:

1ª bem-aventurança

“Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus”

Mateus 5:3

Aqui, como apontou o Bispo, não se trata da pobreza material, mas “de espírito”. Em outras palavras, isso quer dizer: o reconhecimento de que você precisa de Deus. “De mim mesmo, eu não sei tudo, eu não posso tudo, eu não posso resolver os problemas da minha alma (como ter os meus pecados perdoados). Eu não posso produzir de mim mesmo estas riquezas espirituais, porque elas têm uma fonte, que é Deus. Então, eu preciso dEle”. Este é o pensamento do humilde de espírito.

2ª bem-aventurança

“Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados”

Mateus 5:4

O Senhor Jesus trouxe um contraste: felizes são os que choram. Mas como isso é possível? O Espírito Santo é Consolador e Deus usa a dor para trazer consolo e alegria aos que sofrem. “A pessoa que chora é abençoada, pois se não fosse essa dor, essa situação terrível, talvez ela não teria dado ouvidos à Palavra de Deus e conhecido Jesus. Isso aconteceu comigo e com muitos outros”, ensinou o Bispo.

3ª bem-aventurança

“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra”

Mateus 5:5

Normalmente, quando se fala em uma pessoa mansa, calma, gentil, controlada, imaginamos alguém fraco, sem expressão, pacato. Por outro lado, a sociedade, vê uma pessoa vencedora como barulhenta, rebelde, ousada. Mais uma vez Jesus muda a realidade e diz que os mansos é que são felizes. “Uma pessoa mansa não é fracassada, pelo contrário. Uma das características do manso é ser seguro, pois sabe em quem crê e que os bons resultados virão a seu tempo. Ele tem paciência para esperar e se mantém calma. A aparente passividade e fraqueza são, na verdade, uma alta confiança na Palavra de Deus e uma força tão grande que domina as emoções. Ser manso é dominar a si mesmo para agir na hora certa e não ser dominado pelas circunstâncias e sentimentos”, disse o Bispo no último domingo (21), no Templo de Salomão

4ª bem-aventurança

“Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”

Mateus 5:7

A definição de misericórdia é o perdão imerecido e a oportunidade de recomeçar. E o Altíssimo é o primeiro a praticar esta lição, pois faz parte do Seu caráter ser misericordioso

“Não importa o quão tenebroso seja seu passado, Suas misericórdias se renovam a cada manhã (Lamentações 3:22-23) e hoje Ele te dá uma nova chance de recomeçar. E o Senhor nos chama para ser como Ele, pois todos nós precisaremos de misericórdia em algum momento ao longo da vida, de Deus ou de outras pessoas. Então, quem é sábio, prudente, inteligente, planta misericórdia hoje, para colher amanhã”, explicou o Bispo.

Próximo ensinamento:

No domingo, dia 11 de fevereiro, você continuará aprendendo sobre as bem-aventuranças e receberá lições espirituais valiosas, a saber: sobre a 6ª. Por isso, não perca este encontro especial!

Participe no Templo de Salomão (7h, 9h30 ou 18h) ou em uma Universal mais próxima (consulte o endereço).

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: iStock