A mansidão esconde a verdadeira força

Aprenda mais este ensinamento do sermão pregado pelo Senhor Jesus

Imagem de capa - A mansidão esconde a verdadeira força

O encontro do último domingo (21), que aconteceu às 9h30 da manhã, no Templo de Salomão, e em todas os templos da Universal, deu continuidade aos “9 Domingos das Bem-aventuranças”, propósito especial que relembra o “Sermão da Montanha”, conduzido pelo Senhor Jesus.

“A palavra ‘bem-aventurado’ na Bíblia significa ser feliz em um sentido muito mais pleno do que a palavra ‘feliz’ pode significar na nossa língua. Porque o ‘bem-aventurado’, na Bíblia, significa ‘uma pessoa favorecida por Deus’. Logo, o ‘Sermão da Montanha’ revelou para as pessoas o segredo para a felicidade, que é o que todo mundo busca, desde a criança até o mais idoso”, explica o Bispo Renato Cardoso.

Confira um resumo dos ensinamentos deixados nos encontros anteriores:

1ª bem-aventurança

“Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus”

Mateus 5:3

Aqui não se trata da pobreza material, mas “de espírito”. Em outras palavras, o reconhecimento de que você precisa de Deus. “De mim mesmo, eu não sei tudo, eu não posso tudo, eu não posso resolver os problemas da minha alma (como ter os meus pecados perdoados). Eu não posso produzir de mim mesmo estas riquezas espirituais, porque elas têm uma fonte, que é Deus. Então, eu preciso dEle”, esclareceu o Bispo Renato. Este é o pensamento do humilde de espírito.

2ª bem-aventurança

“Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados”

Mateus 5:4

O Senhor Jesus trouxe um contraste: felizes são os que choram. Mas como isso é possível? A verdade é que o Espírito Santo é Consolador e Deus usa a dor para trazer consolo e alegria aos que sofrem. “A pessoa que chora é abençoada, pois se não fosse essa dor, essa situação terrível, talvez ela não teria dado ouvidos à Palavra de Deus e conhecido Jesus. Isso aconteceu comigo e com muitos outros”, ensinou o Bispo.

3ª bem-aventurança

“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra”

Mateus 5:5

Normalmente, quando se fala em uma pessoa mansa, calma, gentil, controlada, imaginamos alguém fraco, sem expressão, pacato. Por outro lado, a sociedade, vê uma pessoa vencedora como barulhenta, rebelde, ousada. Mais uma vez Jesus muda a realidade e diz que os mansos é que são felizes.

“Uma pessoa mansa não é fracassada, pelo contrário. Uma das características do manso é ser seguro, pois sabe em quem crê e que os bons resultados virão a seu tempo. Ele tem paciência para esperar e se mantém calma. A aparente passividade e fraqueza são, na verdade, uma alta confiança na Palavra de Deus e uma força tão grande que domina as emoções. Ser manso é dominar a si mesmo para agir na hora certa e não ser dominado pelas circunstâncias e sentimentos”, disse o Bispo no último domingo (21), no Templo de Salomão.

Próximo ensinamento:

No domingo, dia 28 de janeiro, será dada continuidade ao estudo em que você aprenderá lições espirituais valiosas para a sua vida. Participe no Templo de Salomão (7h, 9h30 ou 18h) ou em uma Universal mais próxima (consulte o endereço).

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: iStock