Dicas para evitar as doenças de inverno
Para evitar que a chegada do inverno vire sempre uma questão de saúde. Você pode tomar atitudes preventivas. São coisas simples de serem colocadas em prática e capazes, sim, de trazer bons resultados
1 Lave sempre os casacos e peças de roupas de lã,tricô e pelúcia antes de vestir
As peças de roupa guardadas podem acumular ácaros e bactérias, agentes transmissores de doenças de inverno e alergias. Nada deve ser usado sem uma parada técnica na lavanderia.
2 Evitar locais fechados e grandes aglomerações
A equação é fácil. Quanto mais pessoas concentradas em um local fechado, maior possibilidade de transmissão de vírus e bactérias pelo ar. Sendo assim, o melhor é evitar levar a criança ao shopping.
3 Evitar contato com fumantes
A fumaça do cigarro é sempre nociva em qualquer situação. Mas no inverno é pior: por causa do tempo seco, as mucosas nasais ficam mais sensíveis. Por isso, o contato com a nicotina é um fator desencadeador de alergias, rinites e tosse. Evite!
4 Evitar contato com pessoas gripadas (Incluindo você!)
Não adianta se dedicar demais às crianças e esquecer de tratar de si mesmo. É preciso que os pais também tomem cuidado para não pegar gripes e cia. Caso peguem, deve-se evitar contato muito próximo com o filho, colocar a mão na frente da boca e nariz na hora de tossir e espirrar e não compartilhar talheres e utensílios pessoais.
5 Observar o aparecimento de sintomas
Nenhum pai quer ver o filho incomodado, mas pode acontecer de a criança estar com febre e coriza e mesmo assim estar brincando normalmente. Ou manifestar uma febre e melhorar depois de tomar um banho. Casos assim podem ser curados pelo próprio organismo e não necessitam que a família se dirija ao pronto-socorro. Antes de levar para o hospital é importante ver se a criança está com febre forte e abatida, caso contrário a exposição pode transformar o que era um simples resfriado numa doença mais séria. Bom senso é fundamental nessa hora.
6 Usar soro fisiológico nas vias respiratórias
Lavar o nariz e a garganta com soro fisiológico ajuda a limpar e hidratar as vias respiratórias.
7 Evitar contato com animais
Os pets são ótimas companhias, mas, se houver um alérgico em casa, eles podem se tornar os principais causadores de alergias respiratórias
8 Respeitar o tempo de repouso
Crianças precisam criar anticorpos, e o inverno não precisa atrapalhar a rotina da família. Mas se a criança está gripada ou resfriada não é adequado fazê-la ir à escola. O melhor é deixar que os sintomas desapareçam para que ela volte às atividades normais.
9 Mantenha sua casa sempre limpa e arejada
Assim como os casacos e roupas de frio precisam ser limpos para não acumularem poeira, a casa também precisa. Não há necessidade de deixar todas as portas e janelas abertas, mas ventilar esses ambientes durante o dia e limpar móveis, chão e paredes já é uma forma de tornar sua casa um local livre de causadores de doenças.
Fonte: www.r7.com
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo