thumb do blog Cristiane Cardoso
thumb do blog Cristiane Cardoso

A nova escola e o desafio para minha fé

Confira mais uma parte das minhas lembranças

Imagem de capa - A nova escola e o desafio para minha fé

Aos 8 anos, mudamos de cidade e precisamos entrar em uma escola católica, já que era a única que tinha vaga. Minha mãe foi bem enfática com os professores e coordenadores a respeito de não fazermos a aula de ‘religião’, já que não éramos católicas e todos, aparentemente, nos respeitaram por isso. Mesmo assim, eu tinha que estar presente nessas aulas com a freira e o único dever que eu tinha que fazer era trazer minha caderneta assinada de que havia ido à igreja domingo de manhã.

O que nunca era um problema, já que eu e minha família nunca perdemos um domingo de manhã na igreja.

E, por um tempo, eu fui a aluna exemplar naquela classe. Lembro-me de a freira dizer que eu era o exemplo para todos ali, que mesmo sendo evangélica, nunca deixava de ir à igreja. Nesse dia, me senti bem à vontade e respeitada, fiquei tão feliz de dar um bom testemunho na escola, que até contei pra todos em casa.

Mas, a minha felicidade não demorou muito… parece que a freira quis se vingar de mim na semana seguinte, quando levou toda classe pra tomar hóstia na capela. Eu, tímida como sempre, me aproximei dela e a lembrei que eu não era católica, mas, mesmo assim, ela falou que eu tinha que ir.

Chegando lá, ela colocou todos os alunos em uma fila pra entrar, se ajoelhar diante da imagem, colocar a língua pra fora e receber a hóstia da mão do padre. Eu, novamente, me aproximei dela, lembrando que eu não podia fazer aquilo, pois não era católica, mas ela se irritou comigo e me forçou a entrar naquela fila. Quando chegou a minha vez, olhei pra ela com os olhos cheios d’água, implorando pra ela não fazer aquilo comigo, mas ela impôs que eu me ajoelhasse e colocasse a língua pra fora. E eu fiz. Me senti suja, idólatra, uma traidora de Jesus.

Cheguei em casa aos prantos.

No dia seguinte, meus pais nos tiraram daquela escola. A história continua…

imagem do author
Colaborador

Cristiane Cardoso / Foto: Arquivo Pessoal