Qual é o combustível que move o coração do nascido de Deus?
Reflita sobre os exemplos bíblicos e avalie a sua caminhada cristã
Você já pensou sobre o que faz pulsar a vida de quem teve um encontro verdadeiro com Deus? Para respondermos a esta pergunta, podemos recorrer à trajetória dos discípulos que seguiram o Senhor Jesus de perto, enquanto Ele esteve em forma de homem neste mundo.
Faça um exercício de memória e tente se lembrar o que aconteceu com eles. Pedro, Tiago, João e os demais eram homens comuns que viviam em uma realidade simples. Eles conheciam Deus, mas o que eles iriam experimentar ao lado do Senhor Jesus seria algo que transformaria suas vidas para sempre. Eles nunca mais enxergariam o mundo da mesma maneira.
O grupo convivia com o Mestre todos os dias. Ouvia dEle os ensinamentos que vinham do próprio Pai, foram testemunhas do poder do Espírito Santo e passaram por um treinamento intensivo que durou três anos.
Em outras palavras, o Senhor Jesus queria que eles se tornassem uma cópia genuína de quem Ele era. Porque, aquele grupo de pessoas daria continuidade ao trabalho dEle na Terra: aproximar a humanidade do Criador. Portanto, eles precisavam aprender a enxergar o mundo pela mesma ótica de Cristo. Foi o que eles fizeram, após a partida do Mestre. E divulgaram a mensagem de arrependimento dos pecados e Salvação Eterna entre os povos (Atos 2:38). O resultado disso é amplamente narrado no livro bíblico de Atos.
Ao longo de toda a Bíblia, vemos que o sonho de Deus para com a Sua principal criação – os humanos – é reunir para Si um grupo de pessoas que se relacione com Ele em comunhão. Ao ponto de Ele ter oferecido o Seu Amado Filho, Jesus Cristo, para morrer em uma cruz (João 3:16). Essa era a mais terrível morte que os romanos aplicavam em um criminoso. Houve açoites, uma coroa de espinhos e pregos em Suas mãos. Tudo para o resgate da humanidade, que estava morta no pecado.
Compartilhando a fé

Esse foi um dos motivos pelo qual Deus amou Abraão. Porque ele contribuiu com o plano do Altíssimo de passar adiante a fé que havia recebido por meio de sua estreita experiência com Ele.
No livro do profeta Isaías, no capítulo 51, versículo 2, Deus afirma: “Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque, sendo ele só, o chamei, e o abençoei e o multipliquei”. Por causa do patriarca da fé, todas as pessoas da Terra, ao longo dos séculos, tiveram a oportunidade de conhecer a existência de Deus.
Em suas anotações bíblicas, o Bispo Edir Macedo escreve: “O começo modesto desse casal, que concebeu seu filho na velhice (Abraão estava com cem anos e Sara com noventa), e a obediência perseverante fizeram com que ambos se tornassem uma referência para todas as gerações. Abraão e Sara não se tornaram pais somente de Israel, mas de todos aqueles que creem na Palavra de Deus (Rm 4.16-22)”.
O poder transformador de Deus
Assim também deve ser na vida daqueles que são impactados pelo poder do Altíssimo. Não é possível ter uma experiência com o Espírito Santo e sair dela a mesma pessoa. Porque, Deus é o Autor da vida. Todo o poder emana dEle. Tal qual aconteceu com Abraão, Sara e o grupo de discípulos, a pessoa é totalmente transformada em seu interior.
Então, os objetivos de Deus passam a ser os objetivos da pessoa também. Ela deixa de lado seus planos pessoais para viver os planos do Criador. Ela é capaz de se submeter totalmente à vontade do Altíssimo, obedecendo aos Mandamentos dEle e compartilhando a fé com outras pessoas – para que elas tenham a mesma alegria que ela tem. A pessoa se torna uma “fonte a jorrar”.
Portanto, o combustível que move o coração do nascido de Deus é ganhar almas para o Reino dEle. Pois, não é mais a pessoa quem vive, mas é Cristo quem vive dentro dela (Gálatas 2:20).
Se você deseja ter essa experiência com Deus, participe ainda hoje de um encontro no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima de sua casa.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo