Atenção pais: não irritem seus filhos

Saiba o que fazer para ser respeitado pelos filhos

Imagem de capa - Atenção pais: não irritem seus filhos

Um dos versículos bíblicos mais usados pelos pais instrui que os filhos os honrem, a fim de que tenham os dias prolongados. Isso está escrito em Efésios 6:1-3.  Muitos pais cristãos, inclusive, utilizam o texto para exigir que seus filhos os respeitem.

Todavia, o que muitos não sabem é que no mesmo capítulo há, também, uma orientação destinada exclusivamente aos pais. Veja: 

“E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos.” Efésios 6:4

Isto é, a relação entre pais e filhos é uma via de mão dupla. Ou seja, os filhos devem, sim, honrar seus pais. Mas, os genitores, também, devem colaborar para que eles cumpram a ordem dada por Deus.

Edineia Dutra, psicóloga e coordenadora nacional do projeto Escola de Mães, destaca que os filhos devem honrar os seus pais, mas os pais também devem ser dignos de honra.

“Honrar pai e mãe é o primeiro mandamento que acompanha uma promessa.  Honrar significa respeitar. Deus quer que os filhos respeitem os pais, independentemente do perfil deles, mas isso não elimina a responsabilidade de os pais se fazerem dignos de honra”, esclareceu.

Como os pais irritam os filhos

A especialista destaca, porém, que – muitas vezes – os pais irritam seus filhos em diversas ocasiões. A saber:

“Eles irritam seus filhos quando crianças presenciam brigas conjugais; tratam os filhos com rigidez e grosseria; somente enxergam o lado negativo do filho; apenas conversam para cobrar e fazer reclamações; quando há incoerência entre o que os pais falam e fazem; quando expõem os filhos aos parentes e vizinhos; quando não apreciam os esforços e as conquistas dos filhos e quando não conversam e não escutam seus filhos”, pontuou Edineia. 

Diálogo e respeito

Para ela, o diálogo é a base para o relacionamento entre pais e filhos. “Se as conversas forem pautadas na honestidade e amabilidade, o respeito entre as partes será uma consequência”, destacou ela, que também acredita que os pais não devem criar seus filhos da mesma maneira como foram criados.

“Ainda há pais que criam seus filhos com esses métodos rígidos; não sabem escutar, não aceitam argumentos e a sua vontade é soberana. O ideal é aplicar nos filhos os bons valores morais que você recebeu de seus pais e complementar com diálogo, flexibilidade e compreensão”, ensinou.

Escola de Mães – Onde pais são bem-vindos

A Escola de Mães é um projeto especial focado em pais e na criação de seus filhos. “Por meio de temas atuais, e fundamentados na Palavra de Deus, a Escola de Mães traz aos pais a reflexão sobre a maneira como lidam com seus filhos no dia a dia”, enfatiza.

As aulas são gratuitas e acontecem sempre no primeiro domingo de cada mês. A Escola de Mães é realizada no Templo de Salomão, em São Paulo, e nos principais templos da Universal espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Não é preciso nenhum tipo de cadastro prévio para participar.

No Templo de Salomão, localizado na Avenida Celso Garcia, 605, no bairro do Brás (zona leste da capital paulista), os encontros acontecem no 10º andar, às 16h. Para encontrar o local mais próximo de você, acesse o site da Escola, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias / Foto: Getty Images