O que Deus quis revelar à viúva de Sarepta ao ressuscitar seu filho

Naquele momento em que viu seu filho morto, a mulher perguntou ao profeta Elias se ele tinha algo contra ela

Imagem de capa - O que Deus quis revelar à viúva de Sarepta ao ressuscitar seu filho

Depois de presenciar o azeite e a farinha serem multiplicados milagrosamente, tudo parecia transcorrer bem, afinal, aquela viúva de Sarepta (descrita na Bíblia em 1 Reis 17.9) agora tinha mantimento em sua casa, mesmo em meio à seca.

Porém, algo aconteceu e, sem que ela imaginasse, levaria a recente fé dela no Deus de Israel a outro nível.

O seu filho adoeceu e, com o passar dos dias, a doença se agravou a tal ponto que ele morreu (1 Reis 17.17).

Naquele momento em que viu seu filho morto, a mulher perguntou ao profeta Elias se ele tinha algo contra ela, e por isso matou o seu filho.

“Porque vieste até mim para trazeres a memória a minha iniqüidade?”  1 Reis 17.18

Sarepta era uma cidade pagã e seus moradores adoravam a Baal. Talvez por isso, a preocupação imediata da viúva foi associar a morte do seu filho como punição pela vida que levava.

Elias, então, tomou o menino morto dos braços da mãe e clamou ao Senhor que lhe devolvesse a vida. O Senhor atendeu à oração do profeta e ao entregar o menino, agora vivo, diante de tamanho milagre, ela declarou:

“Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade.” 1 Reis 17.24

A cena foi exibida, recentemente, na macrossérie Jezabel, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h45, pela Record TV.

Reveja como foi esse momento e entenda:

 

A revelação do único Deus

A viúva não compreendia que Deus usaria aquela situação para revelar o Seu caráter e o de Seu servo.

Afinal, ficou claro que o Deus de Israel era o único Deus, que ressuscita os mortos. Foi a Ele que Elias invocou e foi atendido. Com aquele milagre, Deus estava mostrando que era o único digno de ser adorado, detentor da vida e da morte, e não Baal, como erroneamente ela tinha aprendido durante toda a sua vida.

“O Senhor é o que tira a vida e a dá” (1 Samuel 2.6).

“Nada se compara à grandeza e à majestade do Altíssimo. Ele está no controle absoluto de tudo o que existe no universo”, ressalta o Bispo Edir Macedo em suas anotações de fé.

Além disso, ficou claro o caráter do profeta Elias. Ali, aquela viúva finalmente o reconheceu como um homem de Deus.

E como reconhecer nos dias de hoje?

O Bispo esclarece que do mesmo modo hoje, assim como na época de Elias, muitos alegam serem enviados de Deus, quando, na verdade, não o são. Por isso, é necessário saber diferenciar os que são realmente de Deus, dos que não são.

O Bispo destaca que a diferença entre a Palavra de um homem de Deus e a de um pregador são grandes. “O homem de Deus é humilde e tem um caráter íntegro e justo. Ele transmite o espírito da fé, que ergue, fortalece e transforma a vida do aflito. O pregador, no entanto, passa apenas informações e teorias. Este, às vezes, é eloquente em seu falar, mas suas mensagens não têm poder, por isso, não ajudam efetivamente as pessoas”, explica.

Outro aspecto inerente a quem apenas é pregador está na sua covardia, já que não confronta o pecado.

Porém, “o homem de Deus não teme as consequências de denunciar o mal. Além disso, o que fala se cumpre”, destaca.

Acompanhe diariamente aqui no portal Universal.org mais informações sobre os capítulos da macrossérie Jezabel, além da história dos personagens e lições de fé que podemos extrair deles. Não perca!

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Fotos: Edu Moraes e Antônio Chahestian / Record TV