5 características de quem tem o Espírito Santo

Saiba o que um verdadeiro nascido do Espírito deve apresentar

Imagem de capa - 5 características de quem tem o Espírito Santo

Muito se fala sobre o Espírito Santo e Sua importância na vida de uma pessoa. Diante de tantos desafios cotidianos, de tantas investidas do mal, torna-se fundamental que o ser humano O tenha em seu interior para conseguir alcançar a Salvação da alma.

Contudo, o Espírito do Altíssimo, ao Se apossar de uma pessoa, deixa nela Sua marca e ela passa a representar o próprio Deus na Terra.

Todas as pessoas, que um dia foram seladas com o Espírito de Deus, carregam cinco características que serão destrinchadas a seguir:

1-      Possui o caráter de Deus

Quando uma pessoa recebe o Espírito Santo, seu caráter é completamente mudado. O homem que, outrora, possuía um caráter duvidoso e uma má índole, passa a exalar o caráter de Deus por meio de suas obras.

“É preciso que tenhamos atitudes semelhantes às do nosso Senhor, pois de que vale pregarmos a Cristo e vivermos o anticristo? De que vale manifestarmos amabilidade e simpatia no púlpito, se quando descemos dele, ou saímos da igreja, mudamos nossas atitudes? Não podemos ser como o camaleão, que muda de cor conforme o ambiente em que se encontra”, ensina o Bispo Edir Macedo, em seu livro “O Caráter de Deus”.

2-    Anda nos passos de Jesus

Andar nos caminhos do Altíssimo é o primeiro passo de uma pessoa que recebeu ou deseja receber o Espírito Santo.

O próprio Senhor Jesus, quando esteve na Terra, afirmou que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Além disso, ninguém pode ter acesso ao Pai, senão, por intermédio dEle (João 14:6).

A pessoa que é batizada com o Espírito Santo anda nos Seus caminhos e guarda os Seus mandamentos, pois, antes de tudo, deseja agradar o seu Senhor.

Em seu livro “Nos Passos de Jesus”, o Bispo Edir Macedo explicou que seguir ao Senhor Jesus é uma condição básica para se tornar um cristão. “Ninguém pode ser cristão sem seguir o Senhor Jesus; assim, também, ninguém pode ser sal da terra se não exercer, na sua própria vida, os frutos do Espírito Santo”.

 3-    Vive a fé de Abraão

Abraão é considerado o pai da fé. Ele possuía uma fé inestimável em uma época em que não havia Bíblia ou igreja para ensinar. Ele vivia em uma sociedade pagã, mas, mesmo assim, era servo do Deus Altíssimo.

Abraão foi provado ao ter que deixar sua casa e sua parentela (Gênesis 12:1), ao ter que confiar que Deus cumpriria a promessa de lhe fazer pai de uma numerosa nação (Gênesis 12:2) e ao ter que dar Seu Filho em sacrifício (Gênesis 22:2).

Em todas as situações, Abraão tinha uma única resposta: “Eis-me aqui”. Ele sempre obedeceu a Deus, mesmo que, aparentemente, fosse difícil.

No livro “A Fé de Abraão”, o Bispo Edir Macedo esclarece que muitos cristãos, infelizmente, não apresentam a qualidade de fé que Abraão apresentava.

“A falta de qualidade da fé é justamente a razão pela qual a maioria dos religiosos não obtém bons resultados práticos, mesmo tendo fé em Deus. A vida depende da fé, mas se a fé é desqualificada, a vida também será desqualificada”, ensinou.

Além disso, Deus ainda estabelece que Seu povo olhe para Abraão (Isaías 51:2). “Foi através de sua coragem e audácia que ele materializou a fé do coração, quando ofereceu seu filho Isaque. Além de ter uma fé corajosa, ele era paciente para esperar o cumprimento da promessa”, reitera o Bispo em seu livro.

4-    Possui uma Aliança com Deus

Quando o ser humano se casa, ele empenha sua palavra com outra pessoa. Essa decisão é marcada por uma cerimônia, onde há troca de alianças, diante de amigos e familiares. Essa aliança o faz lembrar do compromisso que possui com a outra pessoa, independentemente de onde estiver.

Após isso, eles se tornam uma só carne (Marcos 10:8). Portanto, todas as decisões devem ser compartilhadas, não deve haver segredos, há total transparência, companheirismo e fidelidade.

Da mesma forma acontece com Deus. Quando a pessoa decide se entregar a Ele e fazer uma aliança, ela coloca Deus à frente de suas decisões, é transparente com Ele e, sobretudo, é fiel até o fim.

5-    Não tem nada a perder 

A partir do momento que o ser humano possui o Espírito de Deus e anda em Seus caminhos, sua vida está nas mãos dEle.

Ele confia que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Romanos 8:28). Por isso, não há com o que se preocupar. Embora as situações da vida pareçam desesperadoras, não há o que temer.

Mesmo que as lutas se levantem, nada é capaz de tirar a paz que carrega dentro de si. O Bispo Edir Macedo, por exemplo, já passou por diversas situações de desprezo, perseguição e injustiça. Contudo, sua fé continuou inabalável.

“Nada vale mais do que a minha relação íntima com Deus. O meu Deus, o Espírito Santo, ocupa o espaço mais nobre do meu ser. Ele é o meu tesouro mais valioso”, destacou o Bispo, em seu primeiro livro da trilogia “Nada a Perder”.

Participe do “Jejum de Daniel”

Se 2 a 22 de agosto, acontece o propósito “Jejum de Daniel”. Se você deseja esse avivamento espiritual, participe dos encontros que acontecem no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima de sua casa.

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias / Fotos: Getty Images