Como anda a educação dos seus filhos?

No Dia Mundial da Infância, reflita sobre as lições que você tem passado às suas crianças

Imagem de capa - Como anda a educação dos seus filhos?

Em 21 de março o mundo celebra o Dia Mundial da Infância. A data foi criada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com a intenção de conscientizar pais, responsáveis e governantes sobre a importância de garantir uma boa formação social, educacional e de valores para as crianças.

Ou seja: diferente do Dia das Crianças (que tem objetivos meramente mercadológicos), o Dia Mundial da Infância é um período de reflexão.

Como estão sendo formados os adultos de amanhã?

infância

Maus exemplos não faltam para as crianças. Subiram os números de famílias desestruturadas que terminam em divórcio e de jovens adultos que não assumem responsabilidades e viciados. Ademais, também existem hoje mais homens que agridem mulheres e pessoas cujo único compromisso é estimular a violência e a imoralidade.

Tudo isso faz com que a formação das crianças seja prejudicada. Afinal, a Bíblia ensina:

“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” – Provérbios 22.6

Conforme explica o Bispo Edir Macedo, cada pessoa tem a própria visão do que é adequado ensinar ao seu filho, mas a Palavra de Deus dá uma orientação fundamental:

“Deus revela o segredo da boa educação: ensinar os filhos a temê-lO, a partir do próprio exemplo dos pais. Com isso, eles terão a semente da fé genuína plantada dentro de si. E, ao crescerem, ainda que demonstrem não terem aprendido muito bem, a fidelidade dos pais permanecerá como exemplo a eles”.

Por isso, “educar a criança no caminho em que deve andar é um Mandamento que os pais devem cumprir cuidadosamente, para que a promessa Divina se cumpra a Seu tempo”, conclui o Bispo.

O auxílio da Universal

A Universal promove diversos projetos de educação e orientação infantil. Um deles é a Escola Bíblica Infantil (EBI). Com o objetivo de cuidar das crianças enquanto seus pais assistem às reuniões, a EBI aproveita o tempo ensinando a Palavra de Deus. Dessa maneira, tanto adultos quanto crianças são orientados simultaneamente.

A EBI atua em todos os estados brasileiros, no Distrito Federal e em, pelo menos, mais 48 países. Dessa maneira, são mais de 1,2 milhões de crianças participando das atividades. Com efeito, mais de 40 mil educadoras auxiliam na formação de cidadãos consciente sobre valores e responsabilidades.

Outro projeto da Universal que atende as crianças é o Godllywood School. Este é voltado exclusivamente para meninas que têm entre seis e 16 anos de idade. Conforme explica a coordenadora Aline Munhoz, a proposta é “resgatar valores esquecidos, princípios, feminilidade, mas, acima de tudo, estabelecer uma base moral e espiritual para as alunas, além de ajudar os pais ou responsáveis a investir no futuro delas”.

Nesse sentido também atua o projeto Namoro Blindado Nas Escolas. A diferença é que as palestras são realizadas em escolas e atendem meninos e meninas. O objetivo também é ensinar valores e princípios, especialmente sobre relacionamentos amorosos.

Desde 2017 o projeto promove o diálogo, levando os ensinamentos do livro “Namoro Blindado”, dos escritores Renato e Cristiane Cardoso.

“A adolescência é uma fase de muitas dúvidas, quando os relacionamentos amorosos começam e, muitas vezes, sem nenhuma referência positiva. É o que as palestras e o livro levam a esses jovens: uma referência sobre o que fazer antes e durante o namoro, um debate sobre a educação amorosa por meio do diálogo e da leitura do livro”, afirmou o Pastor Walber Barbosa, palestrante responsável pelo projeto, em entrevista recente ao Portal Universal.org.

E os seus filhos? Estão recebendo a educação necessária para se tornarem adultos conscientes e felizes? Reflita e auxilie seus filhos levando-os a participarem dos projetos da Universal. Para isso, clique aqui e saiba o endereço mais próximo.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Imagem: iStock