“Dentro do presídio, eu caí na real”

Após mais de 10 anos no crime, saiba como Marcio Quintino decidiu mudar de vida

Por Núbia Onara / Foto: Divulgação

A falta de estrutura familiar, de um projeto de vida e de políticas públicas que combatam a desigualdade social, além do aumento do consumo de drogas são alguns fatores apontados por especialistas como motivadores para o envolvimento de adolescentes com o crime.

Dados levantados pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) revelam o perfil do adolescente em conflito com a lei. Cerca de 90% são homens, mais da metade não frequenta a escola, está com idade entre 16 e 18 anos, e é usuário de droga e quase 13% vêm de família que não possui renda.

Marcio Quintino fez parte da estatística de menores infratores. Por causa das dificuldades financeiras que a família vivia, por volta dos 12 anos de idade ele passou a pedir esmolas nos semáforos, e com aquelas poucas gorjetas ajudava seus pais a sustentar os outros nove irmãos.

Logo, o tráfico de drogas lhe foi apresentado como uma oportunidade de ganhar dinheiro, e com ele, os assaltos. Em uma das ações, Marcio foi baleado e gravemente ferido. Contudo isso não o parou, pois mesmo após meses de internação no hospital, ele voltou à prática do crime, onde se envolveu ainda mais, e inclusive, chegou a gerenciar pontos de droga.

Leia mais:

Entrelinhas: Marcas do passado

Entrelinhas: Vida de aparência

Mas toda escolha tem uma consequência. Durante uma ação policial, Marcio – que estava reunido com outros criminosos – foi preso. E na prisão viveu seus piores momentos.

“Dentro do presídio, eu caí na real”, conta.

Condenado a cinco anos de detenção, totalmente desacreditado e sem nenhuma perspectiva, ele viu que precisava de ajuda se quisesse mudar de vida.

Conheça essa história de transformação de vida, exibida no programa Entrelinhas que foi ao ar no último domingo, 10 de fevereiro, pelo Univer Vídeo e pelo Facebook. Apresentado pelo Bispo Renato Cardoso, e sua esposa Cristiane Cardoso, que além da presença de Marcio e sua esposa Maiara, contou com a participação de representantes do grupo Universal nos Presídios (UNP), Claudio Roberto e Luiz Silva, trabalho pelo qual Marcio foi alcançado.

Assista no vídeo abaixo o programa na íntegra:

 

ler mais
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

“Dentro do presídio, eu caí na real”

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games