Pastor, que lutava contra doença mental, suicida-se com um tiro na cabeça

Jim Howard já havia falado sobre o problema em público

Imagem de capa - Pastor, que lutava contra doença mental, suicida-se com um tiro na cabeça

Um pastor estadunidense, chamado Jim Howard, vinha lutando contra uma doença mental. Entretanto, no dia 23 de janeiro último, ele infelizmente se suicidou com um tiro na cabeça.

A notícia foi divulgada por um amigo de Howard pelo Facebook. Segundo as informações, já havia alguns meses que ele lutava contra questões pessoais. Chegou a falar sobre elas em público, mas escolheu a morte como um meio de pôr um “fim” a dor.

Caso Andrew Stoecklein

A história de Jim Howard não é isolada. Uma “onda” de suicídios de líderes religiosos cristãos tem se alastrado nos últimos tempos.

No dia 11 de setembro do ano passado, por exemplo, o Universal.org noticiou sobre a partida do jovem pastor Andrew Stoecklein.

Ele chegou a ser internado em um hospital, após atentar contra a própria vida. Contudo, Stoecklein não resistiu.

Leia também: Suicídio: um problema que assola jovens brasileiros

Não julgar, ajudar

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 11,5 milhões de brasileiros sofrem com a depressão. E, infelizmente, muitos casos terminam em suicídio – como aconteceu com Jim Howard. Contudo, é preciso compreender que há uma saída.

“Um dos problemas da depressão é que a pessoa ouve uma voz dizendo: ‘Vai e se mata! Ninguém quer saber de você! Sua vida não tem mais jeito!’. Parece que tem um monstro dentro da pessoa falando alto”, explicou o Bispo Edir Macedo durante a Palavra Amiga.

Entretanto, é importante compreender que a depressão tem uma raiz mais profunda, que é a dor da alma.

Mas ao contrário do que muitos pensam, frequentar uma religião não é o suficiente para o término desse sofrimento. O suicídio também não põe um fim ao problema.

O teólogo que lutou contra o suicídio

O programa “Entrelinhas”, que foi ao ar no dia 13 de janeiro último, trouxe a história de Walter Curty, que foi professor de Teologia, e sua esposa Celia Curty, que cursou Estudos Bíblicos.

Apesar de frequentar uma igreja – como Jim Howard -, Walter tinha o desejo de se matar. Felizmente, certo dia, ele encontrou a solução para o que lhe afligia.

Confira o vídeo abaixo e conheça a história dele na íntegra:

Vença a depressão

Se você tem depressão ou desejo de suicídio, participe dos encontros que ocorrem no Templo de Salomão e em toda a Universal às sextas-feiras.

Especialmente ao meio-dia, ocorre uma reunião voltada exclusivamente para quem enfrenta esse mal.

Para saber mais, leia: “Sexta-feira na Universal: dia de luta contra a depressão”.

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Foto: Reprodução