Goleiro da seleção quase encerrou a carreira por depressão

Como Ederson, milhões de outros adolescentes sofrem com a doença

Imagem de capa - Goleiro da seleção quase encerrou a carreira por depressão

O goleiro da seleção brasileira Ederson quase teve sua carreira encerrada precocemente por culpa da depressão. Ainda nas categorias de base, ele foi diagnosticado com a doença após ser dispensado do clube pelo qual jogava.

“Foi uma situação difícil. Eu tinha apenas 15 anos e passei por momentos muito difíceis. Estive um mês em depressão e pensei em desistir do futebol”, revela o goleiro.

Hoje Ederson é um dos maiores goleiros do mundo, tendo sido campeão nacional nos últimos três anos – dois pelo clube português Benfica e um pelo inglês Manchester City. Se tornou o atleta mais valioso da história do Benfica, onde foi revelado, disputou a Copa da Rússia 2018 e segue entre os principais jogadores da seleção brasileira.

Nada disso teria sido possível caso a depressão tivesse vencido Ederson. Infelizmente, é o que acontece com cada vez mais jovens.

A depressão tira muitas vidas

Ao contrário de Ederson, nem todas as crianças encontram forças para lidar com a depressão. Foi o caso do jovem Mikhael Mastral que, também aos 15 anos de idade, foi diagnosticado com depressão e síndrome de borderline.

Essa síndrome eleva as emoções dos enfermos ao extremo. Em um momento o que era felicidade transforma-se em tristeza, o amor em ódio e assim por diante. Os doentes extravasam as emoções, muitas vezes com gritos e ofensas e, em seguida, sentem-se muito culpados. A dor é tão grande que, frequentemente, leva os enfermos à automutilação e até ao suicídio.

Esses são alguns sinais de que a pessoa está deprimida. Clique aqui e veja os 10 sintomas da depressão.

Mikhael tentou se matar três vezes. Em duas foi salvo pela mãe. Na terceira ela não pôde ajudar.

“É muito triste ver um filho abatido. Ele teve todo nosso amor, amparo, acolhimento, orações. Teve também suporte psiquiátrico de perto”, contou a mãe, Isabela, à imprensa.

Apesar da dor, Isabela, cristã, faz um apelo aos depressivos e aos familiares de quem cometeu suicídio:

“Estamos vivendo o luto. Dói profundamente. Como se uma estaca entrasse em seu peito. Mas não ‘briguem’ com Deus. Nem esperem respostas rápidas. Tudo vem ao seu tempo. A dor será transformada em saudade e ela em boas lembranças.”

Depressão faz aumentar o número de suicídios entre os jovens

Os casos citados acima estão entre os milhões diagnosticados no mundo inteiro. De acordo com estudos realizados por Julio Jacobo Waiselfisz, sociólogo e coordenador do Mapa da Violência no Brasil, o número de suicídios cometidos por jovens apenas em nosso país aumentou entre 2000 e 2015 na seguinte proporção:

– 65% entre crianças que têm entre 10 e 14 anos de idade;

– 45% entre jovens que têm 15 e 19 anos de idade.

Ivo Carraro, psicólogo e professor do Centro Universitário Internacional Uninter, informa que o suicídio é a segunda maior causa de morte entre os jovens do mundo inteiro, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

“O suicídio entre os jovens é uma forma de fugir do mundo, resultado da ausência de objetivos. A vida perde o sentido e eles deixam de acreditar. Se um adolescente se suicida por desesperança, a sociedade na qual ele vive certamente também está adoecida”, explica Carraro.

A alma adoecida

Em reunião realizada recentemente, o Bispo Edir Macedo explicou que quando uma pessoa tem depressão é a alma dela que está sendo sufocada de tristeza, de angústia, de mágoa, de ódio. Porém, o suicídio traz apenas mais dores, jamais é a solução.

A única forma de se libertar dessa dor na alma é preenchendo-a com a Palavra de Deus.

“Essa Palavra que sustenta sua alma. Essa Palavra que vem ao encontro da fome da sua alma. Quando você entrega sua vida para esta Palavra você está entregando sua vida para o Senhor Jesus. Quando nós depositamos a nossa fé, a nossa confiança, a nossa vida na Palavra de Deus nós ficamos abrigados sob as asas do Altíssimo. E aí, quando você está abrigado sob as asas do Altíssimo, onde quer que você estiver, lá estará Deus”, conclui o Bispo.

Nesta sexta-feira (18), ao meio-dia, terá início o Tratamento Especial Para a Depressão. A reunião será realizada pelo Bispo Renato Cardoso no Templo de Salomão. Não perca!

Você também pode falar com a Universal antes de ir ao Tratamento. Envie mensagem pelo WhatsApp para 3573-3535. ATENÇÃO: NÃO LIGUE PARA ESTE NÚMERO, APENAS ENVIE MENSAGEM.

Esse número atende especialmente casos de depressão. Para outros problemas acesse o serviço Pastor Online, que oferece auxílio espiritual 24h por dia, todos os dias da semana.

Confira depoimentos de pessoas que também um dia sofreram com essa mal, mas ao depositarem suas vidas na Palavra de Deus, encontraram a tão sonhada paz:

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Imagem: Reprodução Facebook @Ederson93