Aulas oferecidas por voluntários incentivam jovens

Grupo Universal Socioeducativo (USE) é o responsável pelas ações. Confira

Imagem de capa - Aulas oferecidas por voluntários incentivam jovens

Há mais de 25 anos, voluntários da Universal se dedicam a ajudar social e espiritualmente adolescentes que por terem cometido algum delito estão privados de liberdade e cumprem medidas em unidades socioeducativas em todo o Brasil. O grupo Universal Socioeducativo (USE) realiza ações diariamente nesses locais e oferece diversos cursos.
Recentemente, a Unidade Educacional de Internação (Unei), em Dourados, no Mato Grosso do Sul, realizou pela segunda vez o curso profissionalizante de chapeiro. Os jovens entre 13 e 19 anos que participaram tiveram a oportunidade de aprender a atuar no preparo e montagem de lanches quentes, pratos rápidos e porções em geral.
Além disso, receberam orientações de como organizar o local de trabalho, os utensílios e as geladeiras.
Valorizados
A ideia do curso surgiu em conversas entre os voluntários e os agentes da unidade. O objetivo é ensinar os jovens a ter um ofício para que, quando receberem a liberdade, possam ganhar o próprio sustento de forma honesta.
“Sabemos que entre os jovens existem aqueles que abraçam as oportunidades e observamos que uma das grandes dificuldades deles, ao tentarem se ressocializar quando saem das unidades, é a falta de oportunidade no mercado de trabalho. O curso mostra a credibilidade do trabalho socioeducativo que se mantém no atendimento realizado dentro das unidades e fora delas também. Os jovens se sentem valorizados e o resultado é notável quando os vemos saindo do mundo do crime”, disse o Pastor Jones Novais, responsável pelo USE no Estado.
A aula é ministrada pelo obreiro e voluntário do grupo Edinei Viana dos Santos. Ele tem um negócio no ramo de alimentação e se sente honrado de passar seus conhecimentos aos jovens.
“Entendi que podia ensinar a eles o que um dia também aprendi. Tenho visto que muitos deles nunca tiveram uma oportunidade de aprender alguma coisa e o curso está sendo ótimo. Explicamos a eles que ao sair daqui podem empreender em um negócio próprio e que uma nova vida só depende deles”, contou Edinei.
A cada aula, uma oração é feita para que Deus os honre, pois todos ali estão dispostos a aprender e mudar de vida: “No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.” (Gênesis 3:19).

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Foto: Cedida