Tiago: o discípulo corajoso


Por Daniel Cruz / Foto: Edu Moraes

Assim como seu irmão mais novo – o discípulo João -, Tiago era uma pessoa enérgica, corajosa e audaciosa. Um perfil também muito próximo do apóstolo Pedro, que era impulsivo e focado em ação. Aparentemente, a sua família possuía alguma importância social, pois tinham acesso ao sumo sacerdote (João 18.15).

Tiago evidenciava uma personalidade tão intensa, franca e convicta, que se tornou o primeiro alvo do rei Herodes contra os discípulos do Senhor Jesus, após a ressureição – ele foi morto por espada (Atos 12.2).

Esse temperamento firme nos faz pensar sobre a importância de não aceitarmos a contaminação do pecado e as impurezas deste mundo. Ou temos uma aliança com Deus, ou não temos. Tiago foi completamente transformado pela experiência que teve ao seguir o Senhor Jesus e nada era capaz de fazê-lo mudar de ideia sobre a missão que teria de cumprir: continuar com o trabalho iniciado pelo Mestre.

Muitas pessoas até participam dos encontros que ocorrem na igreja, mas conduzem uma vida dupla: na casa de Deus, apresentam-se com santidade; mas no trabalho ou na escola, por exemplo, têm um comportamento vulgar.

Na Bíblia, vemos que o Senhor Jesus não tinha paciência com aqueles que se apresentavam bons por fora, mas que eram maliciosos por dentro. Por isso, é importante que a pessoa tome uma decisão completa e sincera de ignorar as obras da carne para se envolver com o Espírito.

Outra lição que podemos aprender com o caráter desse discípulo é que ele estava sempre disposto a agir em favor do Senhor Jesus. Ele tinha iniciativa e era motivado em divulgar a mensagem de Salvação Eterna.

Na atualidade, é comum as pessoas afirmarem que não possuem tempo para Deus. Os afazeres são muitos: trabalho, estudo, os cuidados com a casa, eventos sociais, entre outros. Até mesmo o cansaço físico é uma “desculpa” para não ir aos encontros que ocorrem na igreja.

Entretanto, conforme a pessoa deixa de buscar a presença de Deus, de participar das reuniões, de orar, por exemplo; os espíritos malignos ganham espaço para agir. E quando a pessoa observa, já está próxima de perder a Salvação Eterna – o bem mais precioso que um cristão pode almejar.

Tiago nos ensina que o desejo pela presença de Deus deve estar em primeiro lugar em nossa vida – acima até mesmo da nossa própria vontade.

Novela Jesus

Acompanhe a novela Jesus, que é exibida pela Record TV, de segunda a sexta-feira, às 20h55. Essa superprodução traz em detalhes a belíssima trajetória do Senhor Jesus na missão de salvar a humanidade da morte eterna.

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tiago: o discípulo corajoso

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Coordenadora de Conteúdo:

Repórteres:



E-mail para Contato:

Telefone:

Endereço

Cep:

Free WordPress Themes, Free Android Games