Água em vinho: o que isso tem a ver com a sua vida?

Entenda as lições preciosas contidas no primeiro milagre do Senhor Jesus

Imagem de capa - Água em vinho: o que isso tem a ver com a sua vida?

Na novela Jesus, exibida de segunda a sexta-feira, a partir das 21h30, pela Record TV, foi retratada uma das mais conhecidas passagens bíblicas quando o Senhor Jesus, durante uma festa de casamento em Caná da Galileia, transforma água em vinho.

Você pode rever no vídeo abaixo esta cena:

A vida do Messias aqui na Terra foi de ensinamentos. Mas você já parou para pensar o que o Senhor Jesus quis mostrar com esse milagre?

Vamos analisar por parte: as festas de casamento judaicas duravam por dias e a todo momento chegavam convidados. Na Bíblia Sagrada com as anotações de fé do Bispo Edir Macedo, ele explica que a falta de qualquer provisão nas festividades trazia um grande constrangimento aos anfitriões, pois revelava dificuldades financeiras da família e privava os visitantes da alegria da festa (havia um ditado popular na época que dizia: “sem vinho não há alegria”).

“O milagre da transformação da água em vinho pode passar despercebido sob a perspectiva do olhar cético, mas, sob o ponto de vista da fé, o propósito era superior a simplesmente atender à necessidade da família. Era o sinal que daria início à revelação da glória do Filho de Deus aos homens. Milagres continuam sendo maneiras que o Senhor usa para Se manifestar e despertar a fé das pessoas”, explica o Bispo Macedo em suas anotações de fé.

Outro aspecto importante que podemos observar nessa passagem bíblica é que diante da necessidade, Maria levou imediatamente o problema ao Senhor Jesus, pois cria que Ele teria a solução para aquela situação.

“Reconhecer rapidamente a adversidade e levá-la a Quem, de fato, pode resolvê-la é mais uma preciosa lição desse acontecimento. Todos enfrentam lutas, mas não são todos que sabem escolher a melhor maneira de buscar a solução”, ressalta o Bispo.

Seja você o milagre!

O Senhor Jesus não dava ponto sem nó, Ele sempre usava metáforas para fazer as pessoas associarem Ele ao que estava na Bíblia.

Exemplo: Ele disse que era o pão que desceu do Céu (maná enviado por Deus no deserto), a água da vida (a água que desce do Hermom, no Salmo 133), o “caminho, a verdade e a vida” (as portas do tabernáculo que levavam ao Santo dos Santos), enfim… são muitas referências ao Antigo Testamento.

O Senhor Jesus transformou a água em vinho porque era uma metáfora do que Ele iria fazer na vida daquelas pessoas – e de todos que viessem depois de Seu sacrifício na cruz.

A água representa um elemento de purificação (e também está associada ao batismo por imersão): ou seja, uma vida de pecados deixada para trás. Já o vinho representa o sangue dEle vertido na cruz: somente pelo sangue dEle pode ocorrer essa transformação.

O milagre naquele casamento só foi possível porque o Senhor Jesus tinha sido convidado. A transformação interior que você precisa também só acontecerá se você O convidar para sua vida.

Acompanhe as reuniões diárias

Todos os dias, você pode assistir às reuniões, ao vivo, pela TV UniversalUniver VídeoRede Aleluia de rádio, pelos canais de televisão 21, CNT e Rede Família, além das redes sociais da Igreja (Facebook Youtube).

Domingo: 7h, 9h30, 15h e 18h.

Segunda-feira: 7h, 10h, 15h, 18h30 e 22h.

Terça a sexta-feira: 10h, 15h e 20h.

Sábado: 7h, 10h, 18h e 19h.

(*) Colaborou Daniel Cruz

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara (*) / Fotos: Reprodução R7