Tomé: um discípulo com uma visão dura sobre a vida

Por meio da Bíblia, conheça a história do apóstolo Tomé, que seguirá o Senhor Jesus na novela da Record TV

Imagem de capa - Tomé: um discípulo com uma visão dura sobre a vida

Na novela Jesus, vimos que o Messias encontra um personagem, chamado Tomé, bêbado durante um casamento. Esse homem é amargurado, porque não consegue perdoar o pai. Porém, veremos, com o tempo, que o encontro com Cristo lhe ajudará a curar essa ferida. Confira no vídeo abaixo:

Quem foi Tomé, na Bíblia?

Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, o discípulo Tomé não era ateu ou descrente. Na verdade, ele era uma pessoa que quando acreditava em algo, vivia profundamente as suas convicções.

O Texto Sagrado dá algumas pistas sobre a sua personalidade. O comentário de Tomé descrito por João, em seu livro (João 11.16), por exemplo, revela que ele era uma pessoa um tanto pessimista e esperava sempre pelo pior – mesmo estando ao lado do próprio Senhor Jesus. Entretanto, esse pessimismo não era o suficiente para separá-lo do seu Salvador. Ele estava disposto a pagar o preço para permanecer ao lado de Cristo. Tomé apenas tinha uma ótica dura e difícil sobre a realidade.

O comportamento pessimista de Tomé nos faz pensar sobre as pessoas que mesmo participando dos encontros na igreja, vendo os testemunhos do Poder de Deus e conhecendo a Sua Palavra, não mantêm a fé e vivem pela dúvida.

Em vez de elas simplesmente crerem, confessam derrotas, pensam sempre no pior. É preciso compreender que a transformação de vida só acontece para aqueles que confiam plenamente no Altíssimo.

A Bíblia não fala muito sobre ele, mas há um episódio que lhe marcou como “o incrédulo”. Depois que o Senhor Jesus foi crucificado, os discípulos se esconderam, pois tinham receio de serem perseguidos. “Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-Se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!” João 20.19

O Senhor Jesus apareceu para que eles se recordassem da missão de pregar a Palavra de Deus por todo o mundo e recebessem o Espírito Santo. Contudo, Tomé não estava com os discípulos naquele momento. Então, quando eles lhe contaram o que havia acontecido, a exclamação foi simples: “Se eu não vir nas Suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no Seu lado, de modo algum acreditarei.” João 20.25

Alguns dias depois, os discípulos se reuniram novamente no mesmo local. Dessa vez, Tomé estava com eles. Assim, o Senhor Jesus apareceu e disse para Tomé: “Põe aqui o dedo e vê as Minhas mãos; chega também a mão e põe-na no Meu lado; não sejas incrédulo, mas crente”. João 20.27

Então, ele acreditou que era o Cristo. Porém, o Senhor Jesus retornou dizendo: “Porque Me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.” João 20.29

Novela Jesus
Acompanhe a novela Jesus, que é exibida pela Record TV, de segunda a sexta-feira, às 21h30. Essa superprodução traz em detalhes a belíssima trajetória do Senhor Jesus na missão de salvar a humanidade da morte eterna.

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Foto: Reprodução