Jovens que cumprem medida socioeducativa em Campo Grande assistem ao filme “Nada a Perder”

Universal de Mato Grosso do Sul fez as exibições em instituição que atende cerca de 80 menores

Imagem de capa - Jovens que cumprem medida socioeducativa em Campo Grande assistem ao filme “Nada a Perder”

O Universal Socioeducativo (USE) de Mato Grosso do Sul, há cerca de 1 e meio, realiza junto aos jovens que se encontram em instituições de atendimento e internação um trabalho de extrema importância social. Voluntários do grupo semanalmente levam a eles uma palavra de fé, conforto e esperança, além de atividades diferenciadas.
Recentemente, o grupo exibiu o longa-metragem “Nada a Perder, cinebiografia do Bispo Edir Macedo aos cerca de 80 menores, na faixa etária de 14 anos a 17 anos, da Unidade Socioeducativa Dom Bosco, em Campo Grande, capital do estado. A oportunidade surgiu com a ideia do “Cinema Solidário” que a Universal já disseminara pelo País.
Motivação e autoestima
Essa foi a terceira vez que a ação aconteceu neste local. Contudo, segundo o Pastor Jones Novais, responsável pelo trabalho do USE no estado, foi um evento muito especial. Os adolescentes se identificaram ainda mais com a história que assistiram, tanto que as exibições ocorreram por 4 dias.
“A exibição do filme foi muito importante, pois, além de revelar aos jovens o trabalho que a Igreja desempenha com os familiares deles, principalmente por meio da história, mostrou o testemunho de vida do Bispo Macedo em referência às humilhações e rejeições no passado, pois, esses jovens também passam por isso. Portanto, o filme levantou a autoestima de cada um deles”, contou.
Os familiares desses menores também recebem auxílio do Universal Socioeducativo. Todos os dias, voluntários fazem visitas às famílias em casa ou em dias de visita na própria instituição. Em umas dessas oportunidades, à época do lançamento do filme no Brasil, familiares foram convidados pelos voluntários do grupo a assistir a estreia no cinema. Quando os familiares contaram sobre a história, os jovens ficaram motivados e muito interessados.
Ganhar entendimento para sair transformado

Além de levar sabedoria e entendimento aos adolescentes, ações como essa visam ganhar almas. O jovem estudante Gabriel Rocha, de 17 anos, é um exemplo disso. Ele já passou por situação semelhante à dos jovens que se encontram na instituição.
Atualmente, Gabriel é voluntário do USE e fez questão de participar da atividade, pois, para ele, que outrora esteve na mesma situação que esses jovens estão passando hoje, “o filme foi uma forma de falar com cada um deles para que saiam dali transformados”.
Ao final de cada exibição, uma oração foi realizada com todos os presentes.
Universal Socioeducativo
O trabalho da Universal dentro das unidades para menores se intensificou em 2017. Durante 25 anos o programa foi desenvolvido no Rio de Janeiro e em São Paulo, e ao longo dos anos se expandiu para todos os estados brasileiros, Distrito Federal e para alguns países.
Atualmente, as atividades desenvolvidas com os menores são realizadas por 3 mil voluntários em 360 unidades socioeducativas das 476 existentes em todo o Brasil.
Seja um voluntário do grupo e leve a Palavra para quem tanto precisa. Encontre aqui o endereço de uma Universal mais próxima de você e se informe com um pastor.

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas