Mãe de futebolista milionário afirma morar com ratos

“Tenho certeza de que nenhuma outra mãe de jogador da Liga Inglesa está vivendo como eu”, diz ela

Imagem de capa - Mãe de futebolista milionário afirma morar com ratos

A espanhola Rocio Durán, de 46 anos, permanece em frente a uma das casas mais luxuosas da cidade Sanlucar de Barrameda, na província de Cádis, na Espanha. Em suas mãos, um cartaz informando: “Eu sou mãe de Nolito, jogador da seleção espanhola. Procuro trabalho e ele não me ajuda e me vejo na obrigação de mendigar para dar de comer aos meus filhos.”

Nolito é o apelido de Manuel Durán, de 30 anos, um dos jogadores de futebol mais admirados da atualidade. Em julho ele foi contratado pelo time inglês Manchester City pelo equivalente a 53 milhões de reais, combinando um salário de quase 400 mil reais por semana.

A casa em frente a qual Rocio pede esmola é uma das três residências de Nolito na cidade em que nasceu. A mãe, tendo de criar dois filhos de 6 anos de idade, reclamou em reportagem para uma emissora de televisão espanhola:

“Não consigo mais pagar o aluguel. Meu filho vive como um rei, enquanto eu sou forçada a viver em uma pensão.”

De acordo com Rocio, ela foi dependente química durante 20 anos, tendo deixado a criação de Nolito a cargo dos avós maternos dele. Durante esse tempo, prostituiu-se e praticou roubos para sustentar o vício, tendo sido presa várias vezes. Somente após descobrir a gravidez dos gêmeos conseguiu afastar-se de vez da heroína. Desde então, sobrevive com pouca ou nenhuma ajuda do filho mais velho.

“Tenho certeza de que nenhuma outra mãe de jogador da Liga Inglesa está vivendo como eu”, lamenta Rocio. “Onde vivo não é o lugar ideal para duas crianças. A casa está cheia de umidade e tocas de ratos.”

A última vez em que mãe e filho se falaram foi em julho de 2015, em uma discussão por WhatsApp, em que Nolito dizia: “Se quer mendigar em frente ao supermercado, faça isso. E se quer roubar, roube.”

O jogador não fala à imprensa sobre o caso e a avó que o criou desmente Rocio, chamando-a de interesseira: “Tudo o que a minha filha diz é mentira. Eu não posso entender como uma mãe pode fazer isso com o próprio filho. Nolito é uma pessoa honrada, um amigo verdadeiro para os seus amigos. Ele sempre ajuda os jovens. O problema é que ela sempre quer mais e mais.”

Perdão e auxílio

“Não é fácil lidar com pessoas difíceis, pessoas que lhe humilham, ridicularizam, inferiorizam, criticam, rejeitam, caluniam, enfim… que lhe fazem mal. Uma das consequências imediatas é a mágoa.”

Quem afirma é a escritora Cristiane Cardoso, autora do livro “Melhor que Comprar Sapatos”. De acordo com o que ela explica, as pessoas ficam ressentidas com quem lhes fez mal. No caso de Nolito, é possível ver isso: mesmo que atualmente a mãe esteja livre das drogas, como diz estar, e peça ajuda para procurar emprego, ele se recusa até mesmo a conversar com ela, negando dar outra chance.

“Então, você para de falar com ela, vira o rosto quando ela tenta falar com você, evita estar no mesmo ambiente que ela, a bloqueia nas suas redes sociais, rasga as suas fotos, e faz de tudo para sumir da vida dela. Quem está machucada (o) aqui é você, a (o) magoada (o), a (o) que guarda rancor e raiva dentro de si”, afirma Cristiane.

Guardar esses sentimentos ruins é irracional, pois geram apenas frutos ruins. É impossível obter bons resultados partindo de emoções negativas. Por mais difícil que seja, é preciso perdoar, especialmente quando se trata da própria família. Afinal, “se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel” (1 Timóteo 5.8).

A Bíblia orienta que “toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós. Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo” (Efésios 4.31,32).

Para cumprir essa Palavra, Cristiane sugere 3 passos. Saiba quais são clicando aqui.

Na maioria das vezes, vencer o rancor e perdoar é muito difícil. Todavia, pouco valor teria se fosse fácil. Aprenda a utilizar a sua fé para se livrar das emoções infrutíferas participando do Encontro com Deus, que acontece todos os domingos, na Universal.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagens: Reprodução Instagram @Nolitoo10