Rede aleluia
Teocracia, monarquia, ditadura, democracia ou quê?
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
GaranhunsRecife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
Baln. CamboriúBlumenauCriciúmaFlorianópolis

Bispo Macedo | 22 de Dezembro de 2016 - 05:58


Teocracia, monarquia, ditadura, democracia ou quê?

Teocracia, monarquia, ditadura, democracia ou quê?

Qual seria o melhor sistema de governo para uma nação?

Um cidadão não tem o direito de optar pelo melhor sistema de governo para o seu país, mas pode fazê-lo para a sua vida pessoal. Graças a Deus que cada pessoa tem o direito e o privilégio de fazer a sua própria escolha, independentemente dos demais cidadãos. É justamente isso que o Senhor Jesus propõe aos Seus seguidores ao dizer:

E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará. João 8.32

Ainda que o governo deste mundo não dê a chance de escolher o sistema de governo que atenda às nossas expectativas espirituais, temos na Pessoa do Senhor Jesus Cristo este direito. É a única chance e a única garantia de haver vida com abundância.

Quando o povo de Israel se estabeleceu na Terra Prometida, o sistema de governo era teocrático, ou seja, o governo era conduzido pelo Espírito de Deus através de Seus profetas determinados por Deus. Por conta disso, não havia inimigo que resistisse a Israel. O Mar Vermelho, o Rio Jordão, ou mesmo as mais altas muralhas de Jericó não eram nada diante do Senhor dos Exércitos de anjos. Todos os inimigos caíram diante do povo de Deus até à conquista da Terra Santa, porque eram guiados pelo Espírito do Senhor Deus Todo-Poderoso.

O mesmo se dá hoje em dia em relação ao povo que se diz de Deus. Cada cristão tem de aplicar o mesmo sistema de governo (teocrático) na sua vida prática se quiser tomar posse da sua Terra Prometida (Salvação eterna). E como a nuvem Divina guiava Israel noite e dia sem cessar pelos desertos, o Espírito do Senhor também tem guiado aqueles que se submetem à Sua direção (sistema teocrático). Obviamente, no sistema teocrático não pode haver corrupção, mentira, engano e todas as demais formas de injustiças ou pecados. Todos têm de seguir obedecendo à Palavra do Eterno de forma incondicional. Esta foi a receita do sucesso deixada pelos filhos de Israel até a sua conquista total da Terra Prometida.

Contudo, a inveja aos seus vizinhos cujo sistema de governo era a monarquia (reino de homens), fez os príncipes de Israel pedirem ao Senhor o mesmo sistema, ou seja, a monarquia que, mais tarde, viria se tornar em anarquia. A partir daí, nasceu a escravidão do homem pelo homem.

O conceito de teocracia (que forma o Estado teocrático) surgiu do grego, em que “teo” significa “deus” e “cracia” quer dizer “governo”, ou seja, teocracia significa “Governo de Deus” ou “governo Divino”.

Resta a pergunta: A qual o sistema de governo você está submetido: teocrático ou “demo”-crático?


reportar erro