thumb do blog Bispo Macedo
thumb do blog Bispo Macedo

Teocracia, monarquia, ditadura, democracia ou quê?

Imagem de capa - Teocracia, monarquia, ditadura, democracia ou quê?

Qual seria o melhor sistema de governo para uma nação?

Um cidadão não tem o direito de optar pelo melhor sistema de governo para o seu país, mas pode fazê-lo para a sua vida pessoal. Graças a Deus que cada pessoa tem o direito e o privilégio de fazer a sua própria escolha, independentemente dos demais cidadãos. É justamente isso que o Senhor Jesus propõe aos Seus seguidores ao dizer:

E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará. João 8.32

Ainda que o governo deste mundo não dê a chance de escolher o sistema de governo que atenda às nossas expectativas espirituais, temos na Pessoa do Senhor Jesus Cristo este direito. É a única chance e a única garantia de haver vida com abundância.

Quando o povo de Israel se estabeleceu na Terra Prometida, o sistema de governo era teocrático, ou seja, o governo era conduzido pelo Espírito de Deus através de Seus profetas determinados por Deus. Por conta disso, não havia inimigo que resistisse a Israel. O Mar Vermelho, o Rio Jordão, ou mesmo as mais altas muralhas de Jericó não eram nada diante do Senhor dos Exércitos de anjos. Todos os inimigos caíram diante do povo de Deus até à conquista da Terra Santa, porque eram guiados pelo Espírito do Senhor Deus Todo-Poderoso.

O mesmo se dá hoje em dia em relação ao povo que se diz de Deus. Cada cristão tem de aplicar o mesmo sistema de governo (teocrático) na sua vida prática se quiser tomar posse da sua Terra Prometida (Salvação eterna). E como a nuvem Divina guiava Israel noite e dia sem cessar pelos desertos, o Espírito do Senhor também tem guiado aqueles que se submetem à Sua direção (sistema teocrático). Obviamente, no sistema teocrático não pode haver corrupção, mentira, engano e todas as demais formas de injustiças ou pecados. Todos têm de seguir obedecendo à Palavra do Eterno de forma incondicional. Esta foi a receita do sucesso deixada pelos filhos de Israel até a sua conquista total da Terra Prometida.

Contudo, a inveja aos seus vizinhos cujo sistema de governo era a monarquia (reino de homens), fez os príncipes de Israel pedirem ao Senhor o mesmo sistema, ou seja, a monarquia que, mais tarde, viria se tornar em anarquia. A partir daí, nasceu a escravidão do homem pelo homem.

O conceito de teocracia (que forma o Estado teocrático) surgiu do grego, em que “teo” significa “deus” e “cracia” quer dizer “governo”, ou seja, teocracia significa “Governo de Deus” ou “governo Divino”.

Resta a pergunta: A qual o sistema de governo você está submetido: teocrático ou “demo”-crático?