thumb do blog Bispo Macedo
thumb do blog Bispo Macedo

Por que não buscamos a justiça?

Imagem de capa - Por que não buscamos a justiça?



Justiça significa dar a quem de direito. Você tem recebido o que é justo? Tem alcançado todos os seus direitos? Sabemos a resposta. Mas vamos agora entender o porquê.

Todos querem justiça, mas nem todos a buscam. Há cinco principais razões para isso:

1. Não há lei que o atenda. Apesar de haver muitas leis humanas, há injustiças que nenhuma lei atende. Que lei pode fazer o marido largar a amante? Ou o filho deixar a droga?

2. Não conhece seus direitos. A lei dá o direito, mas a pessoa não o conhece.

3. A justiça é cara. Pagar um bom advogado, tirar seu tempo para seguir todo o processo, esperar o julgamento… Tudo isso pode custar muito caro e não oferece garantias.

4. Não crê na justiça. Você já foi assaltado ou sofreu algum tipo de dano ou crime e decidiu não reportá-lo à polícia? Provavelmente foi porque pensou que não iria dar em nada. Você não creu que a justiça seria feita.

5. Acha que a justiça de Deus é automática. Quantas vezes as pessoas injustiçadas dizem ou pensam: “Está nas mãos de Deus”? Mas, nem a justiça dos homens nem a de Deus vem sem alguém pleitear o seu caso. “Apresentai a vossa demanda, diz o Senhor.” Isaías 41.21

Essas são as razões por que muitos não recebem a justiça. E quando falamos da justiça dos homens é até compreensível, pois esta realmente é falha. Mas não buscar a justiça de Deus é, no mínimo, gostar de ser injustiçado.

Já Deus, odeia a injustiça. De tanto querer fazer justiça aos Seus, as Escrituras dizem que Ele cumpre o papel de nosso juiz, advogado, legislador e testemunha. Imagine pleitear sua causa num tribunal onde seu pai é o juiz; seu irmão mais velho, o advogado; e a testemunha principal a seu favor é seu melhor amigo!

Tamanha é a vontade de Deus de fazer justiça.

Será, então, que Deus não vai fazer justiça a favor do Seu próprio povo, que grita por socorro dia e noite? Será que Ele vai demorar para ajudá-lo? Eu afirmo a vocês que Ele julgará a favor do Seu povo e fará isso bem depressa. Mas, quando o Filho do Homem vier, será que vai encontrar fé na terra? (Jesus, em Lucas 18.7-8)

Graças a Deus que faz a justiça dEle disponível a todos os que usam a fé.