thumb do blog Bispo Macedo
thumb do blog Bispo Macedo

Beco sem saída

Imagem de capa - Beco sem saída

Quando Israel saiu do Egito deixou para trás uma história de dor e opressão.

No segundo acampamento em Etã, o motivo era louvar e glorificar a Deus por todas as Suas maravilhas. O povo era guiado de dia por uma nuvem, e de noite uma coluna de fogo iluminava o seu caminho. Tudo parecia perfeito, até que, surpreendentemente, Deus manda Moisés dizer ao povo que volte:

“Fala aos filhos de Israel que voltem, e que se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o campo junto ao mar.” Êxodo 14:2

Imagine, aproximadamente, três milhões de pessoas tendo de voltar por onde já haviam passado. Parecia uma loucura, mas a nuvem e o fogo continuavam como um GPS celestial guiando o povo. Chegando em PI-Hairote, a visão do povo era de montanhas ao lado direito, montanhas ao lado esquerdo, à frente estava o mar vermelho e, atrás vinham os egípcios com todos os cavalos e carros de Faraó, juntamente com todo o seu exército.

PI-HAIROTE significava “beco sem saída”, parecia uma armadilha, um retrocesso, mas foi o lugar onde o povo de Israel mostrou o que estava dentro deles, pois, com certeza, pensavam: “Não faz sentido, Deus prometeu nos guiar à uma terra que mana leite e mel e agora nos manda voltar.” Foi quando começaram a murmurar:

“E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito? Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto.” Êxodo 14:11-12

Veja que o povo se rebelou contra o homem (Moisés), como se aquela direção de “voltar” para Pi Hairote tivesse partido dele, como se não houvesse mais sobre ele a unção de Deus e ele fosse culpado por todos estarem naquela situação.

Infelizmente, vemos essa história se repetindo nos dias atuais, quando muitos ao serem levados a um “beco sem saída”, começam a murmurar. Ou seja, enquanto a pessoa conquista, prospera, avança e recebe as bênçãos de Deus, só se ouve louvor e adoração, porém, quando tem de voltar a Pi-Hairote e se encontra num beco sem saída, imediatamente, manifesta o que está em seu interior, dizendo: “Eu estou na igreja há tanto tempo, sou dizimista, ofertante, sou fiel, por que Deus deixou acontecer isso comigo?”

Pessoas que outrora deram testemunhos gloriosos, mas quando chegaram a “Pi-Hairote”, no lugar da prova, abandonaram a fé e começaram a buscar culpados, em vez de seguirem firmes.

Temos visto isso também com pastores, quando deixam determinadas posições na igreja e voltam a lugares que já passaram, por exemplo. Eram líderes e voltam para uma posição que julgam que já passaram por lá, se sentem injustiçados, desprezados, desvalorizados e, assim, revelam o que está em seu interior. Alguns saem dizendo: “A igreja não é mais a mesma, que a obra pode até ser de Deus, mas é dirigida pelo homem que é falho, tirano, injusto… que cansaram de ser usados e enganados.” Por conta disso, acabam se desligando da igreja, achando que a sua história não foi respeitada.

O que tudo isso mostra a cada um de nós? Que Deus permite. Ele nos permite voltar para mostrar o que está dentro de nós. Mas por quê? Ele já não sabe de todas as coisas? Ele mostra para que a pessoa possa ver a sua real condição espiritual e mudar. Não é aquilo que aconteceu o motivo da sua insatisfação e revolta contra a obra de Deus, mas sim o que está dentro dela.

Moisés chamou a atenção do povo para que parassem de murmurar e confiassem em Deus:

“Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis.” Êxodo 14:13-14

Deus mandou o povo marchar, invés de murmurar, clamar ou reclamar.

“Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a Mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.” Êxodo 14:15-16

E foi justamente em Pi-Hairote (beco sem saída) que Deus foi glorificado.

“E os egípcios saberão que Eu Sou o Senhor, quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavaleiros.” Êxodo 14:18

Deus não levou você para o lugar errado nem o abandonou no deserto, apenas creia e confie em Suas promessas. Ele nunca falhou e jamais falhará!

imagem do author
Colaborador

Bispo Gonçalves