O que causa um comportamento autodestrutivo?
Seria gerado pela revolta, é apenas um escape ou querem chamar atenção? Entenda
Relembrando o caso do ator Sérgio Hondjakoff, conhecido pelo personagem Cabeção, que recentemente apareceu nas redes sociais completamente alterado devido ao uso de drogas, o programa Fala Que Eu Te Escuto discutiu o que leva as pessoas a terem comportamentos autodestrutivos.
O que é o comportamento autodestrutivo:
Podendo ser causado devido ao vício em drogas e entorpecentes, compulsão em jogos, compras e até em sexo, segundo especialistas, o comportamento autodestrutivo é qualquer comportamento prejudicial ou potencialmente prejudicial para a saúde ou a vida de uma pessoa. Podendo chegar a pontos extremos como o suicídio e a automutilação.
O que dizem os especialistas:
Veja o que disseram os especialistas ouvidos pelo programa:
- “O uso de drogas ilícitas é um comportamento autodestrutivo, pois provoca alterações significativas ao nosso organismo. Como danos a órgãos importantes como o coração, que no caso, 20% a 35% dos infartos em pessoas jovens, com menos de 50 anos, são causados pelo uso de drogas”, ressaltou o cardiologista Marcelo Cantarelli.
- “Vemos o crescimento desses comportamentos, principalmente entre os jovens. As atitudes extremas chegam a automutilação e o suicídio, mas há também diversos outros comportamentos autodestrutivos, como o vício em compras e a pornografia, por exemplo. Que podem passar despercebidos e como algo normal, mas tudo que é em excesso faz muito mal para o ser humano”, explicou a psicóloga Silvia Rodrigues, que participou presencialmente do programa.
Resultado da pesquisa:
Confira a opinião dos telespectadores do programa sobre o que gera o comportamento autodestrutivo:
- 25% disseram que é revolta
- 58% respondeu que é uma válvula de escape para problemas não resolvidos
- 17% afirmaram ser apenas para chamar atenção
Clique aqui para assistir ao programa na íntegra.
Anote aí:
O programa Fala Que Eu Te Escuto é exibido nas madrugadas da Record TV, com transmissão ao vivo também pelo Facebook. Sempre debatendo temas atuais e polêmicos.
Acompanhe a página do programa no Instagram para ficar por dentro dos próximos assuntos.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo