Veja como foi a vitória de Israel sobre filisteus em Reis - A Rejeição

Ataque de Jônatas à guarnição filisteia causou uma guerra após 50 anos e foi motivo de sérios conflitos do personagem com Saul

Muitas emoções marcaram os episódios recentes de Reis — A Rejeição. Deus livrou os israelitas, e o exército de Saul (Carlo Porto) conseguiu vencer a batalha contra os filisteus após 50 anos sem guerras entre os dois povos. O embate começou por conta do ataque de Jônatas (Miguel Coelho) à guarnição dos inimigos. A partir disso, os conflitos entre o rei de Israel e seu primogênito se intensificaram a ponto do pai decidir matar o próprio filho.

A seguir, relembre tudo o que aconteceu:

Focado no exército de Israel, Saul planejou viagem a Micmás para selecionar soldados. O rei deixou Jônatas no comando do acampamento militar em Gibeá e lhe deu ordens exatas do que fazer. Porém, o rapaz desobedeceu o pai e tomou a guarnição filisteia na entrada da cidade.

Saul se irritou ao descobrir que Jônatas foi o responsável pelo ataque aos inimigos. Descontrolado, o rei gritou e partiu para cima dele. O jovem chegou a pedir desculpas, e Saul aceitou, mas disse que ainda iria puni-lo.

O início de uma nova guerra:

Enquanto isso, na Filístia, Lamár (Victor Sparapane) estava inconformado com a atitude de Jônatas. Por conta da insistência do sobrinho, o rei Luciér (Sérgio Maciel) permitiu o início de uma nova guerra contra Israel e prometeu o trono a ele em troca da vitória.

Algum tempo depois, Shimêia (Bernardo Mesquita) avisou Saul sobre a aproximação dos inimigos. Então, o rei de Israel ordenou: “Mande tocar a trombeta por toda a terra e que os hebreus ouçam: depois de 50 anos, nós vamos à guerra contra os filisteus”.

Com a ajuda de Kayla, Lamár descobriu a existência de armas de bronze escondidas em diferentes depósitos israelitas e as roubou. Ele também exigiu a retirada de todos os ferreiros de Israel. Mais tarde, os soldados seguiram as ordens de Abner (Dudu Pelizzari) e reuniram as ferramentas de guerra para serem afiadas. No entanto, eles encontraram os locais vazios.

O comandante comunicou a situação a Saul e ainda o alertou sobre a aproximação dos filisteus em uma guarnição no desfiladeiro de Micmás. Então, o rei de Israel foi tomado pela raiva e culpou Jônatas.

Jônatas se sentiu mal por ter provocado uma guerra contra os filisteus e desabafou com Zeleque (Felipe Silcler). Na sequência, o primogênito de Saul teve uma ideia e pediu a ajuda do soldado para atacar a nova guarnição dos inimigos. Após um sinal de Deus, os dois derrotaram 20 homens do exército de Lamár.

Será que pai e filho vão se entender:

Então, um grande tremor de terra assustou os israelitas e os filisteus. Decidido, Saul proferiu uma maldição aos soldados: “Ninguém vai comer nada antes que eu me vingue dos meus inimigos. Maldito o homem que me desobedecer”. Logo depois, eles partiram para a guerra. Os soldados israelitas que haviam fugido também se juntaram ao exército do rei após descobrirem que os filisteus estavam fugindo. No campo de batalha, os inimigos começaram a lutar uns contra os outros. Assim, o Senhor concedeu a vitória a Israel.

Com a graça de Deus, os israelitas derrotaram os filisteus, mas estavam cansados, com muita sede e fome. Foi quando Jônatas se deparou com árvores cheias de mel. Sem saber da maldição do rei, o jovem molhou a ponta de um galho em um favo e experimentou o alimento.

Ao descobrir mais uma desobediência de Jônatas, Saul se descontrolou: “Que Deus faça comigo o que quiser, e ainda mais, porque hoje certamente você vai morrer, Jônatas”. No entanto, os soldados contrariaram o rei e protegeram o rapaz. Será que pai e filho vão se entender?

Continue acompanhando a série Reis, de segunda a sexta, às 21h, na tela da Record TV. Os episódios completos da série estão disponíveis em PlayPlus.com.

imagem do author
Colaborador

R7 / Fotos: Blad Meneghel/Record TV e Reprodução