Mais uma fake news: foto de Bolsonaro em templo maçônico foi alterada digitalmente
A informação é da maior agência internacional de notícias do mundo. Veja
A maior agência internacional de notícias do mundo, a Reuters, noticiou nesta quarta-feira (05), que a foto que circulou na internet durante essa semana, onde mostra o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), junto ao general da reserva Augusto Heleno e líderes maçons, se trata de uma manipulação digital.
O que você precisa saber:
- Em uma coluna dedicada a verificação de fatos, para saber se são verdadeiros ou falsos, a Reuters esclareceu que um quadro do ídolo pagão Baphomet e símbolos associados à maçonaria foram inseridos digitalmente em uma fotografia antiga.
- “No registro original, os quadros não estão presentes. Além disso, a imagem é de 2014, bem antes de Bolsonaro assumir a presidência”, disse a reportagem.

- A Reuters explicou que foi feita uma busca reversa de imagens no Google, onde foi encontrado um link do site da loja maçônica Brasília nº 1882, com fotos de um evento no dia 31 de março de 2014, quando o então deputado federal, Jair Bolsonaro, compareceu à sede do GODF para assistir a uma palestra de Augusto Heleno.
- Sendo assim, não se trata de uma imagem recente, em que o presidente pede apoio dos maçons para a sua atual campanha eleitoral, como tem circulado na internet. A foto é apenas de um evento do qual Bolsonaro e Heleno participaram em março de 2014, no Distrito Federal.
- Além da foto, também circula um vídeo onde Bolsonaro faz um discurso dentro de um templo maçônico. E mesmo não sabendo ao certo o dia do evento em questão, de acordo com a Reuters, há registros disponíveis na internet que data o ano de 2017, o que confirma que a gravação também é anterior à posse de Bolsonaro à presidência do Brasil.
Conclusão:
Desta forma, ficou comprovado que a imagem foi alterada digitalmente na tentativa de associar o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, à maçonaria e ao paganismo.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo