thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

POR QUE VOCÊ NÃO DEVE BUSCAR A FELICIDADE

É melhor você achar o contentamento, do que buscar a felicidade. Parece difícil, mas faz todo o sentido

Na declaração de independência estadunidense, um dos documentos mais famosos da história, os pais fundadores da nação afirmaram: “Todos os homens são criados iguais, dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, entre os quais figuram a vida, a liberdade e a busca da felicidade”.

Muitas pessoas passam a vida inteira buscando a felicidade. Quando éramos mais jovens, a gente imaginava que a felicidade viria com a idade (por exemplo, quando uma criança de 5 anos quer ter idade para ir à escola e o jovem quer ter 18 anos para ser “livre”). Há pessoas que pensam que a felicidade virá com a cidade (de que lado da cidade eu moro, os lugares que eu visito). Há os que dizem: “Eu me casei para ser feliz” (e, hoje, são infelizes).

Mas você sabia que Deus nunca nos mandou buscar a felicidade? Nunca houve, na Palavra de Deus, um mandamento para buscarmos a felicidade. O que Deus nos mandou fazer é servir o próximo e obedecê-Lo. Assim, nós entendemos que a felicidade deriva disso. Se estamos em paz com Deus e somos úteis ao próximo, seremos felizes. Então, a felicidade nunca foi e não deve ser o objetivo na vida (ela é uma consequência). A ideia de felicidade de Deus é bem diferente da ideia de felicidade do ser humano. E isto só nos mostra o quanto o ser humano está distante de Deus.

Portanto, você não deve querer ser feliz, você deve querer ser útil, correto e justo. Se você for uma pessoa que serve o seu próximo, que anda corretamente diante de Deus, você vai encontrar a felicidade. A Bíblia nos deixa o alerta: “Melhor é o pobre que anda na sua integridade do que o de caminhos perversos ainda que seja rico” (Provérbios 28:6). Ou seja, tem pessoas ricas que andam em caminhos perversos e, por isso, elas não têm paz. Então, eu prefiro usar a palavra “contentamento”. Como Paulo apontou: “(…) porque já aprendi a contentar-me com o que tenho” (Filipenses 4:11). Não estou falando de uma pessoa acomodada, que não quer melhorar na vida, mas sobre ser grato pelo o que se tem e por quem se é. Enfim, ter gratidão. E quando você começar a fazer isso, as pessoas vão perceber o quanto você é feliz. E isso, simplesmente, aconteceu, porque você começou a honrar a Deus em primeiro lugar na sua vida. Assista ao vídeo acima e pense a respeito.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso