Hora de cuidar da sua pele

Um novo mês e uma nova cor. O Dezembro Laranja visa conscientizar sobre o câncer de pele, o tipo mais comum de neoplasia no Brasil e no mundo

Imagem de capa - Hora de cuidar da sua pele

Início do verão, férias e uma sucessão de confraternizações que favorecem passeios sob o sol e, apesar do clima alegre e contagiante, este mês também é importante por abordar os cuidados que se deve ter com a pele e com o câncer. O Dezembro Laranja é uma iniciativa que visa alertar, informar e conscientizar sobre essa doença que atingiu mais de 185 mil brasileiros em 2020, segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

“O Dezembro Laranja é uma campanha na qual a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove uma série de ações de divulgação de como podemos prevenir o câncer de pele, o que é e como identificá-lo precocemente”, diz Guilherme Gadens, dermatologista e assessor do Departamento de Oncologia Cutânea da SBD.

O câncer de pele é o tipo mais comum de neoplasia e, diferentemente dos outros cânceres, ele costuma ser silencioso, pois não apresenta sintomas como dor. Por isso, o paciente tem um papel fundamental para o diagnóstico precoce. Ele precisa estar atento aos sinais que a própria pele mostra e observar lesões, pintas e feridas.

Para auxiliar nesse autoexame, existe o método ABCDE. Por meio dele, é possível identificar os sinais que indicam um possível câncer de pele, avaliando a assimetria da mancha, se as bordas são irregulares, se há a presença de mais de uma cor na lesão, se o diâmetro é maior do que 6 mm e se a mancha na pele está evoluindo.

Quando diagnosticado precocemente, há 90% de chance de cura e, muitas vezes, a própria biópsia já remove toda a região afetada. Contudo o dermatologista alerta que os riscos do câncer de pele são os mesmos de outros tipos: “a lesão pode gerar metástase, se espalhar para outros órgãos do corpo e pode, inclusive, ser fatal. Dessa forma, é fundamental fazer o diagnóstico precoce para que o tratamento seja realizado na fase inicial e se obtenha a cura”.

A qualquer sinal de anormalidade, o ideal é visitar o dermatologista e também é importante incluir uma consulta a esse profissional anualmente, mesmo que não haja nenhum sinal de lesões na pele. Aos pacientes com predisposição ao desenvolvimento de câncer de pele, o médico pode recomendar consultas com menor periodicidade. Então, aproveite o verão para se lembrar de cuidar da sua pele e mantenha esse hábito o ano todo.

imagem do author
Colaborador

Laís Klaiber / Arte: Edi Edson