Como preparar uma marmita saudável?
Veja o que é necessário para comer algo nutritivo, que o ajude a otimizar seu dia de trabalho e a economizar com a alimentação
Uma pesquisa realizada pela Sodexo Benefícios e Incentivos mostra que 65% dos trabalhadores brasileiros levam marmita para o trabalho. Esse índice é mais do que o dobro do registrado em 2019, antes da pandemia. O levantamento feito com 3.931 pessoas em todo o País em julho revela ainda que 17,22% dos entrevistados costumam almoçar em restaurantes que oferecem o prato feito, 14,68% em bufês por quilo e 3% em restaurantes à la carte.
Para Célia Aparecida Valbon Beleli, nutricionista e mestre em ciências pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), optar pela marmita, além de ser uma tentativa de economizar, é uma oportunidade para melhorar a dieta: “uma parte das pessoas está preocupada em fazer uma alimentação mais saudável, procura levar suas refeições de casa e consegue planejar uma refeição mais equilibrada. Se você preparar a marmita em casa terá como controlar o sal e a gordura e vai comer alimentos menos processados”.
De acordo com Célia, o primeiro passo para fazer uma marmita saudável é planejar as compras. “Ter os ingredientes em casa para preparar os pratos para que fiquem saborosos é fundamental, mas, antes das compras, procure elaborar um pequeno cardápio para a semana. Se você quiser fazer quibe assado, por exemplo, comprar a carne moída e esquecer do trigo terá que trocar a preparação. Já em relação à variedade, o ideal é fazer dois ou três pratos e aproveitar para congelar o que não será consumido no dia seguinte. Assim, você terá marmitas para mais alguns dias”, sugere Célia.
Ela revela que muitos fatores interferem na relação quantidade de alimentos e saciedade: “a exposição a muitos alimentos e algumas situações psicológicas podem ser gatilhos para a pessoa comer mais, mesmo que não esteja com fome. Quando somos bebês, nós mamamos e paramos de mamar quando sentimos que estamos saciados. Ninguém precisa avisar o bebê que é hora de parar de mamar, pois há o controle automático da fome e da saciedade. Por isso, é importante manter uma rotina de planejamento e execução de suas marmitas”, observa.
Essa organização vai ajudar também a disciplinar a forma como você encara a comida. “Planeje suas compras, escolha uma tarde de sábado ou um período no domingo para preparar as refeições e as congele já nos recipientes. Dessa maneira, você terá refeições para todos os dias da semana. Deixe a salada lavada na geladeira. Parece difícil, concorda? Mas, com o passar do tempo, essa prática fará parte da sua rotina e você terá muitos benefícios elaborando suas próprias refeições”, conclui.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo