Derrame: Agência reguladora americana afirma que tomar vacina bivalente da Pfizer e da gripe no mesmo dia pode elevar casos

A agência FDA afirma que lançará um estudo mais preciso para examinar os possíveis problemas de segurança. Leia e entenda

Imagem de capa - Derrame: Agência reguladora americana afirma que tomar vacina bivalente da Pfizer e da gripe no mesmo dia pode elevar casos

A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora americana, analisa risco entre tomar a vacina de reforço bivalente da Covid-19 da Pfizer e a vacina contra a gripe no mesmo dia. A ação pode aumentar o risco de as pessoas terem um derrame.

Situação:

A FDA, agência reguladora que faz parte de um dos sistemas de vigilância de vacinas americanas, sinalizou que uma possível combinação entre a injeção específica das novas cepas de Ômicron da Pfizer e da vacina contra a gripe pode elevar o risco de derrame isquêmico entre idosos com mais de 65 anos.

De acordo com os investigadores da agência, dentre os 550.000 receptores idosos que receberam a dose da vacina Pfizer, 130 sofreram derrames após 21 dias da aplicação do reforço.

A agência FDA afirma que lançará um estudo mais preciso para examinar os possíveis problemas de segurança decorrentes da vacinação contra Covid e gripe simultaneamente.

O que vem a seguir:

Segundo a agência, as descobertas ajudarão a decidir se continua ou não com a recomendação de receber as duas vacinas ao mesmo tempo ou se muda suas instruções. Mas, até o momento a recomendação ainda é tomar as duas vacinas.

A FDA também analisou dados de 4,25 milhões de idosos que receberam a dose de reforço da Pfizer, e não foram identificados nenhum risco aumentado de AVC. Mas, cientistas e profissionais da área afirmam que é preciso uma investigação maior e mais aprofundada do caso para tomar uma atitude.

Vacinas bivalentes:

As vacinas bivalentes são aplicadas apenas como doses de reforço para as pessoas que já iniciaram o programa de vacinação com pelo menos outras duas doses.

Porém, o grupo consultivo de vacinas e produtos biológicos relacionados, formado por especialistas que assessoram a agência reguladora, votaram por unanimidade que todas as vacinas vigentes contra a Covid-19 devem ser atualizadas, mas devem continuar com os mesmos ingredientes das vacinas bivalentes.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock