"Parei de me descrever como um ator negro", afirma Idris Elba

Para ele, isso o limita em uma "caixa". Saiba mais

O ator britânico Idris Elba, vencedor do Globo de Ouro e conhecido pelas séries “Luther: O Cair da Noite” e “The Wire”, afirmou que não se rotula como um “ator negro”, em entrevista à Esquire. Para ele, isso o limita em uma “caixa”.

O que disse o ator:

  • “Se passássemos metade do tempo não falando sobre as diferenças, mas sobre as semelhanças entre nós, todo o planeta teria uma mudança na forma como lidamos uns com os outros. Como humanos, somos obcecados por raça. E essa obsessão pode realmente atrapalhar as aspirações das pessoas, atrapalhar o crescimento das pessoas”, apontou.
  • Ele acrescentou que “o racismo é muito real”, porém é algo “tão poderoso quanto você permite que seja”.
  • “Parei de me descrever como um ator negro quando percebi que isso me colocava em uma caixa. Temos que crescer. Precisamos. Nossa pele não é mais do que isso: é apenas pele”, complementou Idris.

“Pare de falar sobre isso”:

Em junho de 2006, durante uma entrevista para o programa “60 minutes“, com Mike Wallace, o ator Morgan Freeman, que é negro, foi na mesma linha e explicou que considera a ideia de “mês da consciência negra” algo dispensável para tratar do tema e que a melhor abordagem é lidar com cada pessoa por quem ela é (e não pelas características físicas).

  • “Você vai confinar toda a minha história em um único mês? Eu não quero um ‘mês da consciência negra’. A história dos negros é a história da América”, disse Freeman. E ao ser questionado sobre como, então, acabar com o racismo, ele respondeu: “Pare de falar sobre isso. Eu vou parar de chamá-lo de branco. E o que eu lhe peço é que pare de me chamar de negro. Eu lhe conheço por Mike Wallace. Você me conhece por Morgan Freeman”.
imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Reprodução @idriselba/Facebook