Você assume suas responsabilidades ou reclama de tudo?
Existem mulheres que preferem murmurar a cumprir suas tarefas. Veja como esse tipo de atitude pode ser prejudicial para você
Você cumpre o que promete ou destrói o que vê pela frente? Talvez você até saiba o que precisa ser feito e conheça suas responsabilidades, mas, responda com sinceridade, você tem cumprido a tarefa que lhe foi confiada?
Em uma das meditações em seu blog, a colunista Viviane Freitas comentou o posicionamento de mulheres que fogem de seus compromissos: “você tem conhecimento do que tem que ser feito, mas o que faz a esse respeito? Você dificulta a realização do que tem que cumprir ou você cumpre aquilo que tem que ser feito? Ou você tem responsabilidade, ou desânimo. Qual dos dois fará você mudar? O desânimo ou a responsabilidade?”
O Senhor Jesus disse, em Mateus 5.17: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim destruir, mas cumprir”. Desde o início, Ele compreendia Sua missão na Terra. Viviane explicou que Jesus não veio para criar intrigas, para maldizer os profetas ou para curtir a vida, pois Ele tinha uma responsabilidade: salvar a Humanidade. Ele sabia dos obstáculos que enfrentaria, mas não murmurou nem reclamou. Ele apenas cumpriu o que precisava ser consumado. Quer maior exemplo de responsabilidade do que esse?
A verdade é que as pessoas estão habituadas a reclamar de tudo. Elas reclamam do trabalho, do filho, do marido, das contas, dos amigos e até da casa que têm. Existem mulheres que nunca estão satisfeitas com nada e esquecem que muitas responsabilidades que têm hoje são consequência de algo que um dia elas lutaram para ter.
Por isso, em vez de reclamar do que precisa ser feito, cuide para manter o que você já tem. “A responsabilidade traz o peso de que você deve ultrapassar a dificuldade. Quem tem juízo cumpre, quem não tem reclama, murmura e se queixa de tudo e de todos. Você já sabe e tem consciência, mas nem sempre repara nisso. O desânimo não resolve nada e as palavras negativas também não. A sua responsabilidade resolverá seus problemas. Seus olhos estão nas dificuldades ou na sua responsabilidade?”, indagou.
Talvez você, leitora, esteja enfrentando grandes dificuldades, como problemas financeiros, depressão, vícios ou conflitos no casamento, e não saiba lidar com eles. Se for o seu caso, entenda que Deus pode fazer o que você não é capaz, mas Ele jamais entrará em sua vida sem a sua permissão, ou seja, é sua responsabilidade ir até Ele. Mesmo que você não saiba orar, diga a Ele que precisa de ajuda. Ele a ama e não há ninguém no mundo que esteja torcendo mais por você do que Ele.
ATITUDE
As decisões de sua vida cabem somente a você, mas há dois caminhos: ou você se entrega ao desânimo e à irresponsabilidade e coloca a culpa de seus problemas nas pessoas e nas dificuldades, ou você muda e cumpre aquilo que só você pode fazer. Sua vida não vai mudar se você colocar a culpa pelos seus problemas em outras pessoas.
É natural que, ao se deparar com uma situação desagradável, sua primeira reação seja reclamar, pois talvez você veja isso como uma válvula de escape.
Entretanto a reclamação pode se tornar uma compulsão e, sejamos sinceros, ninguém gosta de estar perto de uma pessoa que só reclama, não é mesmo?
Se falta paz dentro de você, isso é sinal de que algo não vai bem. Por isso, avalie sua vida e veja se você cumpre suas responsabilidades ou apenas procura motivos para não fazer aquilo que precisa ser feito por você mesma.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo