A intimidade do casal mudou após o nascimento da filha

Imagem de capa - A intimidade do casal mudou após o nascimento da filha

No programa Escola do Amor Responde, a aluna Marisa, de 26 anos, contou que é casada há uma década. Ela explicou que, depois do nascimento da filha, houve uma redução significativa na intimidade sexual do casal, o que tem sido motivo de desconforto para ela. Confira os conselhos dos professores Renato e Cristiane Cardoso para o caso dela.

ALUNA – Eu me chamo Marisa, sou do Rio Grande do Sul e quero compartilhar um pouco da minha história. Sou casada há dez anos, tenho 26 anos e meu marido tem 36 anos. No início do nosso relacionamento, nossa vida sexual era bastante ativa. Contudo, depois do nascimento da nossa filha, percebemos uma redução significativa na frequência, que passou de uma vez por semana para uma vez a cada duas semanas. Nossa filha está prestes a completar 4 anos.

RENATO – Isso é um dos problemas na vida a dois. A chegada de um filho representa uma nova fase no casamento e muitas vezes o casal não tem sabedoria para se adaptar a ela. O nascimento de uma criança muda tudo no casamento e, se o casal não for inteligente para fazer as devidas compensações e adaptações, ele não consegue voltar à situação de antes e algumas coisas vão sendo sacrificadas e perdidas. Uma delas é a vida sexual.

CRISTIANE – Sabe de uma coisa que comumente acontece depois que a criança nasce? É a mãe ficar com aquela criança acordada até altas horas da noite. O certo seria que a esposa e o marido ficassem a sós, mas, em vez disso, a criança permanece entre eles brincando, chorando e vendo TV. Vamos dizer que o momento a dois de vocês é a partir das nove da noite. Para que ele aconteça, a criança precisa estar na cama antes desse horário. Porém, se você deixar a criança dormir tarde e ocupar o espaço do casal, o casamento não vai funcionar.

RENATO – O problema é que os pais passam a viver em torno da disciplina da criança e não a criança que fica em torno da disciplina dos pais. Uma das coisas que costumam acontecer muito depois do nascimento do primeiro filho é que a esposa passa a ser só mãe e se esquece de ser esposa. Ela precisa cuidar da criança, claro, e o marido deve ajudar e estar envolvido o máximo possível para aliviar o fardo dela. Mas a esposa tem de fazer um esforço consciente para não assumir apenas o papel de mãe. Em alguns casos, é o marido que olha para a mulher e não consegue mais enxergar a esposa, mas só a mãe. Isso também não pode acontecer, pois assim ele perde a libido e o desejo sexual. O casamento vem primeiro e os filhos precisam que o casal viva bem para que eles possam ficar bem também.

CRISTIANE – Em muitos casos, é a mulher que deixa de ser esposa. Muitas pensam assim: “meu marido tem que entender que estou cansada, que tenho que cuidar do neném e que o meu corpo mudou”. Enquanto usam essas desculpas, elas acham que o marido tem que ser o mesmo, ter a mesma atração e a mesma disposição que tinha antes. Marisa, você reclamou que vocês não têm sexo como antes, mas o que você tem feito quanto a isso? Se você é uma mulher sábia e inteligente, precisa organizar o seu dia de tal forma que, a partir de determinado horário, quando seu marido chegar em casa, a criança já esteja dormindo e vocês possam ficar juntos, conversar, jantar e namorar.

RENATO – Os homens também devem ajudar, pois a mulher, depois do nascimento de um filho, muitas vezes fica muito consciente da mudança do corpo. O corpo da mulher já não é igual, ela provavelmente ganhou peso, está cansada e não se sente muito atraente. Por isso, o marido tem que fazer o trabalho dele por meio de suas atitudes, do seu carinho, dos seus toques, das suas palavras e de elogios à sua mulher. Ele tem de resgatar a sensualidade dela. Ele precisa mostrar para ela que ainda a deseja. Os dois devem trabalhar juntos nessa questão.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: mgstudyo/getty images