Você é louco?

Imagem de capa - Você é louco?

U ma conhecida definição de loucura é fazer as mesmas coisas e esperar resultados diferentes. É incrível e curioso como o ser humano tem facilidade de viver assim: esperar melhorias, mas não mudar suas atitudes diárias. A lógica ensina que, se faço as mesmas coisas, os resultados serão os mesmos. Isso é inteligência, é lógica.

Deus orienta em Ageu 1.5: “Considerai os vossos caminhos”. Ele deu ao ser humano a capacidade de analisar, de refletir sobre o futuro e as consequências de suas atitudes, uma capacidade que apenas Ele possui, mas, infelizmente, poucas pessoas usam, especialmente para avaliar o curso da vida. Nós vemos, por exemplo, na história de Gideão (Juízes 6), que o povo de Israel agiu mal, desobedeceu a Deus e o “empurrou” para fora de sua nação ao adotar outros deuses. Deus não abandona ninguém, apenas aceita que cada um faça a sua escolha. E a escolha daquelas pessoas tornou Israel um povo afastado da graça, subjugado, que vivia sofrendo, mas seguia com as mesmas atitudes, adorando os mesmos falsos deuses. Somente quando alguém – Gideão – decidiu agir diferente e clamar ao verdadeiro Deus, Ele pôde agir e orientou Gideão a mudar seu comportamento para gerar resultados diferentes. É assim que as mudanças acontecem, quando as velhas práticas, costumes e rotinas que fazem com que o passado se perpetue são rompidas.

Deus muda a vida da pessoa quando ela decide e diz “não vou fazer mais isso. Chega!” Assim, ela causa uma disrupção, o que faz com que as águas “comecem a se mexer” e, quando isso acontece, pode se preparar, porque muitos vão se levantar contra você, como ocorreu com Gideão. É por isso, inclusive, que muitas pessoas não tomam essa atitude disruptiva necessária para mudar sua vida, porque elas temem as consequências, pensam nos comentários ou incômodos que ela pode causar, como as críticas que receberão. Mas, se você não se mexer, não terá resultados diferentes. Se você quiser mudar sua história, a receita é: pare de fazer as mesmas coisas e peça a direção a Deus para que Ele mostre o que você deve fazer. Seja corajoso e não tenha medo de romper com velhas práticas. Para mudar, seja corajoso como Gideão foi. A boa notícia é que quando você fizer isso os resultados falarão por si mesmos. Os resultados serão o seu prêmio e a sua recompensa por ter feito algo diferente.

Bispo Renato Cardoso / Foto: walik/getty images

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso / Foto: walik/getty images