Sim ou não? As palavras mais poderosas do nosso idioma

Imagem de capa - Sim ou não? As palavras mais poderosas do nosso idioma

As duas palavras mais curtas e poderosas do nosso Demeidioma são sim e não. Jesus disse em Mateus 5.37: “Seja, porém, o vosso falar: sim, sim; não, não”. Então, seja o seu falar sim de fato e não apenas dizer a palavra sim e logo depois disso surgir a dúvida. Da mesma forma, o não deve ser não, pois Jesus acrescentou depois: “porque o que passa disto é de procedência maligna”.

O que passa do sim ou do não gera incerteza, desonestidade, insegurança e, por isso, provém do mal. Quando você baseia sua vida na deslealdade, naturalmente está construindo-a sobre o mal. Mas Jesus nos ensinou a sermos cuidadosos e rigorosos com o nosso sim e o nosso não. Essas palavras são decisórias, ou seja, são usadas para que possamos decidir acerca de algo. Por exemplo, você decide com o sim ou o não se irá a determinado lugar, se comerá algo ou se cuidará da saúde.

Sim e não também são palavras usadas para prometer algo a alguém. Se você promete que vai com alguém a um lugar, você dá a sua palavra a ela, ou seja, o seu sim é promissor. Se sua resposta é não, você ainda está comprometido.

Muitas pessoas não sabem dizer não, pois têm medo de chatear ou desagradar os outros, mas é muito melhor dizer não do que dar esperança a alguém e frustrá-lo, o que demonstrará que você não é confiável.

Muitas pessoas não entendem o sim e o não. Quando você não cumpre algo, essa atitude não prejudica somente outras pessoas, mas a si mesmo, pois você se autoengana. Por exemplo, quando você coloca o alarme para despertar às 6h da manhã sabendo que o colocará em modo soneca, você está mentindo para si mesmo, porque sabe que não levantará. Você cria uma cultura de mentir para si próprio, o que é uma das piores coisas que você pode fazer por você. Você traz o mal para dentro de si.

Portanto o sim e o não devem ser usados com firmeza, clareza e honestidade. Se você quer mudar o seu ano, comece pelas suas palavras. Você verá como a sua vida mudará com essa pequena atitude e tomará outro rumo. Faça isso, porque a Palavra de Deus não falha.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso / Foto: Getty Images