thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

SENTINDO UM PESO ENORME? ALÍVIO AQUI

Você está sentindo um enorme peso nos ombros, mas não percebe que existe uma maneira de ter alívio. Basta olhar para a paz que deseja e não para as coisas que irá "perder"

O Salmo 32 traz uma palavra para você que está carregando um fardo enorme de culpa por coisas que você fez, que você se arrepende: “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto” (Salmos 32:1).

Feliz é aquele que alcança o perdão, aquele cujo pecado é resolvido, coberto, lavado e eliminado da sua vida.

“Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano” (Salmos 32:2).

Ou seja, não há hipocrisia. Se há uma coisa que Deus abomina é o fingimento. E quem age assim não tem lugar na presença de Deus, pois já está condenada por ela mesma, porque a pessoa que engana está cometendo um ato de incredulidade, pois pensa que pode escapar aos olhos de Deus. Ela está, basicamente, afirmando que Deus não existe.

A pessoa pode enganar o ser humano, que tem um conhecimento limitado. Você pode enganar outra pessoa, porque ela não vê o seu coração, ela não vê você no secreto. Mas não se pode enganar a Deus. E quando ela faz isso, ela está dizendo: “eu não me importo com o que o Senhor pensa de mim” ou “Deus não existe e o que importa é o que os outros veem ao meu respeito”. E, portanto, a pessoa se condena, porque, assim, ela nega a fé. Ela deveria ter temor de enganar.

Então, Davi fala sobre como ele resolveu o seu problema de culpa. Todos nós sabemos que Davi cobriu o seu adultério por um tempo. Ele guardou aquele pecado por muitos meses. Aos olhos dos outros, aparentemente, estava tudo bem, mas, internamente, ele carregava mais do que um peso.

“Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia” (Salmos 32:3). O pecado envelhece a pessoa.

“Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. (Selá.)” (Salmos 32:4). Uma pessoa seca: assim estava a condição espiritual de Davi, enquanto ele encobriu o seu pecado.

“Confessei-Te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e Tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá.)” (Salmos 32:5).

A solução para aquele peso foi a confissão, ou seja, arrancar a máscara. “Estou pronto para pagar o preço”. Ali, ele chegou no momento da restauração da própria vida. Assim é com você, que carrega uma culpa enorme. Você, que está se preparando para fugir das consequências do pecado, por que você não une forças para se limpar? Para aonde você vai fugir de Deus e de si mesmo?

Confira a mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso