Aonde você quer chegar?
Veja o 8º tema abordado durante encontro do “Ano da Disciplina”
Você já percebeu o quanto é importante que autoavaliemos a nossa vida?
Como podemos saber se estamos nos desenvolvendo se não percebemos o quanto já crescemos? E como podemos melhorar se não sabemos aonde queremos chegar?
Para refletir sobre essas perguntas, o Projeto IntelliMen promoveu, no dia 6 de agosto último, a 8ª palestra do “Ano da Disciplina”, no Templo de Salomão, localizado na capital paulista.
Muitos fazem essa autoavaliação de maneira errada, olham para a vida de outras pessoas e se sentem inferiores ou superiores a elas.
Eles podem pensar: “A minha vida está melhor que a do fulano” ou “a minha vida está pior do que a do ciclano”. E isso não é produtivo.
Foi o que destacou o bispo Domingos Siqueira (foto acima) durante a palestra: “Então, você olha para a situação do outro que está pior do que a sua e você acha que não precisa melhorar. Afinal de contas, tem gente que está em situação pior. Pessoas que vencem na vida, os vencedores que fazem a diferença neste mundo, não têm esse tipo de pensamento. Por outro lado, você também não tem que se comparar com outros que estão em uma condição melhor. Nós não temos que nos comparar com as pessoas, não temos que ser superiores a ninguém, e tampouco nos sentirmos inferiores.”
Por isso, a melhor maneira de se autoavaliar não é olhando para a vida das outras pessoas, mas sim para a própria vida: quem somos, o que temos feito e aonde queremos chegar. Considere o seu potencial, o que você pode ser.
“Trabalhe nisso. Ninguém melhor do que você mesmo para fazer um julgamento de como tem sido a sua vida. Não precisa alguém falar, você se conhece, então, avalie. Você é uma pessoa que pensa: ‘Eu quero chegar a determinado lugar, eu tenho uma meta, então, o que eu preciso fazer para atingir esse meu objetivo?’ Você faz uma avaliação dos esforços que tem aplicado ou não para atingir esse objetivo? Se tem aplicado, procure ver se é necessário fazer algo a mais. Eu não posso, por exemplo, querer um cargo em uma empresa de grande responsabilidade, que exige um conhecimento técnico, se eu não tenho esse conhecimento técnico. Você tem que se preparar. Veja o que está faltando. Essa autoavaliação serve para todas as áreas da nossa vida”, orientou o bispo.
Então, após a pessoa definir aonde ela quer chegar, o segundo passo é estabelecer as metas necessárias, os caminhos, para chegar lá.
O homem que aplica a disciplina em sua vida separa um tempo periodicamente para se perguntar: “Como estou indo?”; “Se continuar assim, aonde vou chegar?”; “É hora de mudar de rumo?” E é isso o que faz a diferença na vida dele.
Se você deseja se tornar um homem ainda mais inteligente e alcançar uma vida de qualidade, participe do Projeto IntelliMen. Clique aqui e leia o manifesto.
Acompanhe também as novidades na página oficial do grupo no Facebook – clique aqui.
Por meio da plataforma de vídeos Univer, você também pode assistir às palestras anteriores. Clique aqui para saber mais.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo